CTB atinge marca histórica de 1,4 mil sindicatos filiados e projeta crescimento com campanha: ‘A luta é a nossa marca’, diz presidente

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) atingiu, nesta quarta-feira (19), a marca histórica de 1,4 mil sindicatos filiados, com a formalização da filiação dos Guardas Municipais de Belém do Pará (Sigbem). Ao todo, já são 948 entidades formalizadas no Ministério do Trabalho e Emprego.

Para o secretário-geral da CTB, Ronaldo Leite, a conquista é fruto da campanha de filiação “A luta é nossa identidade”, que contempla os sindicatos em dia com computadores e irá sortear um carro zero quilômetro no final do ano.

“Isso demonstra que nós ainda podemos atualizar mais de 450 sindicatos, alcançando um número ainda maior no MTE. Essa marca histórica é resultado do esforço empreendido pelas direções estaduais da CTB, de construir a campanha de fortalecimento da nossa central. Essa campanha vem estimulando a filiação dos sindicatos à CTB, bem como o pagamento de mensalidades. Para tanto, nossa central vem produzindo material visual da campanha, como também sorteando prêmios para aquelas entidades que seguem em dia com a CTB. Rumo aos 1,5 mil”, exclamou.

Até o momento, já foram contemplados com computadores desktop os sindicatos dos Arrumadores de Cabedelo, na Região Metropolitana de João Pessoa (PB), dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Aiquara, no sul da Bahia, e dos Trabalhadores Rurais de Pindobaçu, no centro-norte também do estado baiano.

De acordo com o presidente da CTB, Adilson Araújo, o fato é um “grande êxito”, que reforça os debates que a CTB fará sobre os desafios do país, bem como das alternativas para o fortalecimento dos sindicatos, que envolvem a valorização da negociação coletiva, do financiamento e da organização sindical.

“Esse número consolida a insígnia de que a luta é nossa marca. Portanto, a nossa campanha nacional de fortalecimento e atualização cadastral está em sintonia com os objetivos traçados pelo nosso planejamento estratégico. Estamos confiantes de que o trabalho realizado, a contribuição das direções estaduais e o plantão permanente da atividade sindical, entrelaçada à articulação institucional, vão contribuir muito para que a gente possa chegar ao final do ano de 2023 com mais de 1,5 mil entidades filiadas e grande parte delas devidamente regularizadas no âmbito do Ministério do Trabalho e Emprego. Nós estamos monitorando atentamente, a partir do trabalho desenvolvido pela Secretaria-Geral da CTB Nacional, que, apurado o censo sindical, buscou redimensionar e promover um chamamento. Esse resultado é uma exigência da nova conformação política do sindicalismo brasileiro. Celebrar esses números é um reforço maior para o enfrentamento dos desafios de um programa de transformação e reconstrução do Brasil”, comemorou o dirigente.

O próximo sorteio será realizado no dia 9 de junho, ao vivo, direto da sede da CTB Nacional, localizada na Rua Cardoso de Almeida, 1843, no bairro do Sumaré, em São Paulo, com transmissão por videoconferência via Zoom para as entidades de outros estados. Somente concorrerão aos prêmios os sindicatos filiados que estiverem em dia com as mensalidades associativas da CTB.

Conforme o regulamento (veja aqui), a cada trimestre uma entidade será contemplada com um computador desktop e, no aniversário de 16 anos da CTB, em 8 dezembro, será sorteado um carro zero quilômetro.