A rainha da música caipira, Inezita Barroso, faz 90 anos de pura melodia

 

Como uma das mais importantes cantoras brasileiras, Inezita Barroso faz 90 anos

Com mais de 60 anos de carreira, a cantora Inezita Barroso completou nesta quarta-feira (4), 90 anos de idade. Considerada a rainha da música caipira de raiz, a paulistana se tornou uma das mais importantes representantes do gênero musical tão popular no interior do país. Além de grande cantora, Inezita toca violão, viola e piano, é uma das principais folcloristas do país e professora Honoris Causa (quando é escolhida pelo conhecimento da atividade) pela Universidade de Lisboa. No ano passado foi eleita para a Academia Paulista de Letras.

Moda da Pinga (Ochelsis Laureano e Raul Torres)

 

Lançou seu primeiro disco em 1953, onde interpreta Ronda, de Paulo Vanzolini e Moda da Pinga, de Ochelsis Laureano e Raul Torres. Com esses dois clássicos, Inezita despontou como uma das maiores intérpretes da música popular brasileira, com sua voz grave e potente. Nunca deixou a peteca cair e gravou mais de 80 discos em sua carreira.

Ronda (Paulo Vanzolini)

 

Intransigente defensora da valorização da cultura nacional, Inezita não aceita instrumentos elétricos no programa Viola Minha Viola, que apresenta há 35 anos na TV Cultura de São Paulo. “Cantei apenas música popular brasileira. Tanto aquela pura do folclore, também aquelas populares baseadas nas lendas folclóricas e ainda as apenas populares, feitas por ótimos compositores. Ouvir e conhecer música assim diferente foi essencial para escolher o que e como fazer a minha obra”, disse ela em uma entrevista em 2014.

Especial Inezita Barroso, A Voz e a Viola, (Escola de Comunicação e Artes da USP) 

O Portal CTB presta uma homenagem a essa fundamental cantora, especialista em folclore e na mais profunda música caipira brasileira. O seu fervor em favor da cultura brasileira a tornou célebre no meio artístico e importante referência para quem ama a MPB.

Saiba mais pelo site www.inezitabarroso.com.br.

Por Marcos Aurélio Ruy – Portal CTB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.