CTB-RS participa de reunião do Governo Federal para auxílio às vítimas do RS

Foto: divulgação.

A CTB-RS participou de uma reunião híbrida com a Secretaria-Geral da Presidência da República e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome na tarde desta terça-feira (07), com o objetivo de ouvir as demandas dos movimentos sociais para o socorro às vítimas do Rio Grande do Sul.

O secretário de comunicação da CTB RS, Alex Saratt, que representou a central na reunião, apresentou série uma de demandas. Entre elas: liberação do benefício emergencial; antecipação de 13° salário e férias; crédito para micro-empresas e MEIs como fator de reativação da atividade econômica, produtiva e laboral; canal de comunicação, informação e mobilização direto entre governo federal e movimentos sociais para corretamente informar a população e denunciar as fake news; criação de frentes de trabalho para a reconstrução material do RS; garantia de emprego e renda; política de moradia e urbanização com participação e controle popular e políticas setoriais para Juventude.

O encontro contou com a participação de 70 entidades representativas dos movimentos sociais do Rio Grande do Sul.

De acordo com o secretário nacional de Participação Social, Renato Simões, “os movimentos sociais têm demandas muito específicas, precisamos estabelecer uma linha de ações que são prioritárias, a partir daí, ouvir gestores e a sociedade civil e organizar esse fluxo”, afirmou.

Doações

Pela manhã, outra reunião teve como foco a ação emergencial voltada so fluxo das doações para o estado. Simões disse que as Cozinhas Solidárias cumprem um papel importante nesta mobilização. “Estamos mapeando as Cozinhas Solidárias do estado e estamos estudando formas delas amplificarem o fornecimento de refeições, aumentar aquilo que elas já fazem hoje”, explicou.

O ministro Márcio Macêdo disse que “o grupo irá formular fluxos e logística para melhor organizar as doações para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. O objetivo é que os donativos cheguem o mais rápido possível às pessoas que mais precisam.” E reforçou o apoio aos movimentos sociais “para que, na medida do possível, ampliem a assistência – que os movimentos já tem dado – aos desabrigados dessa tragédia que infelizmente atingiu o povo gaúcho”. Confira a postagem nas redes da Secretaria-Geral.

Participaram da reunião o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macêdo; o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, a secretária-executiva da SG, Kelli Mafort; o secretário nacional de Participação Social da SG, Renato Simões; o diretor geral da Polícia Rodoviária Federal, Antonio Fernando; o diretor de gestão de pessoas dos Correios, Getulio Marques; o secretário-executivo da Secom, Ricardo Zamora; o secretário-executivo da Secretaria de Relações Institucionais, Olavo Noleto; além de assessores de diversos órgão, como: Secretaria-Geral, Secom, Casa Civil, Integração e Desenvolvimento Regional, Desenvolvimento e Assistência Social e da Defesa.

Locais

Por ora, a intenção do governo federal é concentrar as doações nas agências dos Correios e também nos grupamentos do corpo de bombeiros, locais estes que já estão recebendo as doações. Segundo o diretor de Gestão de Pessoas dos Correios, Getúlio Marques, há 3994 agências nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco e Rio Grande do Sul que estão recebendo as doações da população. A estratégia de melhorar o fluxo das doações está sendo tratada como prioridade, nesses primeiros dias da semana.

CTB RS com informações da Secretaria da Presidência