Conferência Livre de Ciência, Tecnologia e Inovação sobre Trabalho no Campo: Rumo à sustentabilidade na agricultura familiar

No dia 20 de abril, importantes entidades sindicais ligadas ao campo, incluindo a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e associações representativas como Fetaesc, Fetaep e Fetar-RS, uniram forças para realizar a Conferência Livre de Ciência, Tecnologia e Inovação sobre Trabalho no Campo. O evento, que contou com a participação de renomados relatores e colaboradores, trouxe à tona discussões cruciais sobre o futuro da agricultura familiar no Brasil.

Alexandre Leal, Presidente da FETAEP e Vice-Presidente da CTB PR, destacou a importância de intensificar o trabalho de base e debater programas essenciais para o fortalecimento da agricultura familiar, como o crédito fundiário e os programas de habitação rural e merenda escolar saudável. Ele enfatizou a necessidade de garantir o acesso às tecnologias e inovações para promover a sustentabilidade do setor.

Sandra Paula Bonetti, Diretora de Meio Ambiente da FETAEP, da CTB e da CONTAG, ressaltou a importância da pesquisa voltada para a produção sustentável da agricultura familiar, destacando a agroecologia como um caminho promissor. Além disso, enfatizou a necessidade de avançar na notificação e investigação dos casos de intoxicação por agrotóxicos, além de reconhecer o conhecimento histórico do campo como uma valiosa forma de tecnologia.

Perspectivas e propostas

Maelison Silva Neves, Docente da UFMT, apresentou ideias para enfrentar os desafios atuais, como o fortalecimento dos movimentos sociais, pressão por mudanças nas políticas públicas e a retomada do compromisso social das universidades. Ele enfatizou a transição para a agroecologia e propôs medidas concretas para reduzir os impactos do agronegócio na saúde e no ambiente.

Aline Aparecida Maier, Secretária Geral da Fetaesc, destacou a importância da sucessão rural e a necessidade de criar condições para que os jovens permaneçam no campo com qualidade de vida. Ela compartilhou algumas das ações realizadas pelo movimento sindical para capacitar e apoiar os jovens agricultores.

Ivone Francisca de Souza, Vice-presidente da FETAEP, apresentou o PLANO PARA O FORTALECIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR PARA MULHERES E JOVENS, com 23 propostas elaboradas em colaboração com os movimentos sociais e sindicais.

Desafios e oportunidades

Alexandre Húngaro da Silva, Presidente da CTB PR, ressaltou a importância de políticas públicas que acompanhem a modernização tecnológica rural, garantindo apoio financeiro e medidas sistêmicas para fortalecer a agricultura familiar. Ele destacou a necessidade de educação pública no campo, acesso a tarifas elétricas competitivas e a valorização do processamento local da produção.

A Conferência Livre de Ciência, Tecnologia e Inovação sobre Trabalho no Campo trouxe à tona questões essenciais para o futuro da agricultura familiar, destacando a importância da sustentabilidade, do conhecimento tradicional e da participação ativa dos trabalhadores e trabalhadoras do campo na construção de políticas públicas efetivas.