Marcos Santos eleito presidente da CTB Paraíba; DF e Ceará também realizaram congressos

Concluído no domingo (26) o congresso estadual da CTB na Paraíba elegeu uma nova direção presidida pelo sindicalista Marcos Santos, coordenador geral do Sindjuf/PB.

A reunião teve 179 sindicalistas inscritos, em sua maioria mulheres, o que foi exaltado como um grande avanço pelos classistas. A direção eleita, composta por 84 lideranças, é caracterizada pela paridade de gênero: tem 42 mulheres e 42 homens.

Brasília

Também neste final de semana foi realizado o congresso da CTB no Distrito Federal (foto), uma reunião marcada pelo entusiasmo e as críticas à política genocida do governo Bolsonaro.

Ceará

O 3° Congresso da CTB CE foi realizado nos dias 25 e 26 de junho. O sindicalista Luciano Simplício foi reeleito presidente da Central. A reunião homenageou, em nome das mais de 500 mil vítimas da covid e da política sanitária genocida de Bolsonaro, o dirigente sindical Leonardo Andrade Leite, o Leonardo Caverna, vítima da Covid, aos 45 anos, em maio deste ano.

Várias lideranças do estado participaram da abertura do Congresso, entre elas líderes sindicais de outras centrais, como o presidente estadual da CUT, Will Pereira, o deputado federal pelo PSB Denis Bezerra, o deputado estadual pelo PCdoB, Carlos Felipe, o Secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda e a coordenadora estadual da UBM, Francileuda Soares.

O presidente da CGTB, Ubiraci Dantas de Oliveira, o Bira, também presente, fez sua saudação celebrando a unificação das duas Centrais marcada para acontecer no Congresso Nacional da CTB em agosto próximo.