CTB/AM realiza congresso e elege como presidente o professor Cleber Ferreira, do Sinteam

O professor Cleber Ferreira, diretor de finanças do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam) foi eleito presidente estadual da Central dos Trabalhadores e Trabalhadores do Brasil (CTB). A eleição aconteceu no último domingo (26), no 5º Congresso estadual da central – ao qual o Sinteam é filiado – e teve a participação de membros de outros sindicatos filiados.

“A CTB terá um grande desafio nesses próximos anos, dar continuidade às lutas por melhores condições de trabalho num cenário de reformas que tiram direitos dos trabalhadores, que diminuem o poder de compra do salário mínimo. Será preciso uma união de trabalhadores e trabalhadoras, de sindicatos e centrais sindicais para superar esse período de negacionismo, vencer o bolsonarismo e trazer o Brasil de volta ao desenvolvimento econômico e a garantia de empregos e diretos”, declarou Cleber.

Com o nome “Drª Luciene Mafra de Vasconcelos” , o congresso prestou uma homenagem póstuma a uma das suas dirigentes, que foi vítima da covid-19 no início desse ano.

Os participantes do evento aprovaram um plano de lutas para a entidade e elegeram representantes ao congresso nacional que ocorrerá em agosto, além de eleger a nova direção para o quadriênio 2021/2025.

Dirigentes partidários do Estado do Amazonas, como a ex-senadora Vanessa Grazziotin do PCdoB/AM, e os parlamentares Serafim Corrêa e Marcelo Serafim, deputado estadual e vereador pelo PSB/AM, dirigentes de outras centrais sindicais e entidades do movimento social participaram do congresso que contou também com as falas do presidente nacional da CTB, Adilson Araújo e dos sindicatos da base da central sindical, como a Professora Ana Cristina Rodrigues, do Sinteam (educação), e Valderli Bernardo, presidente do Sindevam, o sindicato dos vigilantes.

Os debates reafirmaram o Fora Bolsonaro, a defesa da vida contra o negacionismo do governo federal, a defesa do SUS e a luta contra a reforma administrativa proposta pelo governo.

O congresso nacional da CTB está marcado para os dias 12 a 14 de agosto, também no formato virtual.