Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, São Paulo

1º plenária Virtual da Classe trabalhadora

Publicado em 19/06/2020

Fonte:

A pandemia que assola o mundo todo neste momento afetará a humanidade de várias maneiras, seja nos costumes e comportamentos seja no campo, político e econômico, seja na forma de relação entre o movimento sindical e suas bases.

Estudo da OIT Organização Internacional do Trabalho aponta uma diminuição drástica das horas de trabalho em 6,7% em escala mundial o que equivale a 195 milhões de postos de trabalho em período integral que deixaram de existir!

A juventude será a mais afetada diante dessa crise, a falta de perspectivas a informalização diante das tecnologias de compartilhamentos chamada de” uberização” tem avançado como forma de sobrevivência para milhares de trabalhadores que trafegam pelas ruas dos grandes centros urbanos sem nenhuma forma de proteção legislativa, que garantam o mínimo de dignidade. Passamos pela maior experiência de home office de nossa história neste momento de pandemia.

O movimento sindical tem um enorme desafio pela frente em buscar entender essas novas formas de exploração do capital sobre o trabalho e organizar a luta da classe trabalhadora em defesa dos direitos e da constituição.

Diante de todos esses desafios a CTB Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil estará realizando neste sábado 20 de junho sua Primeira Plenária Virtual da Classe Trabalhadora com o tema EM DEFESA DA VIDA, DA DEMOCRACIA, DO EMPREGO E DA RENDA das 9h da manhã as 20h da noite, contando com a presença de 1592 sindicalistas de todo o Brasil.

A plenária debaterá a conjuntura nacional com a presença de: Flávio Dino Governador do Estado do Maranhão, Orlando Silva deputado federal pelo PCdoB São Paulo e Ciro Gomes Ex- ministro da Fazenda e da Integração Nacional, que será transmitida pelo facebook e youtube da CTB na parte da manhã e aberta ao público em geral.

Na parte da tarde debateremos os desafios do movimento sindical com intervenção do presidente nacional da CTB Adilson Araújo, abordando os temas sobre a juventude e trabalho, rede sociais na disputa da narrativa, o impacto da pandemia sobre os serviços públicos e os trabalhadores e centralidade da saúde e segurança para a vida e o trabalho, contando sempre com o debate aberto com os sindicalistas de todos os estados.

Somente os trabalhadores e trabalhadoras organizados e mobilizados conseguiram superar este triste momento em que vivemos, de ataques aos direitos trabalhistas, desmonte da CLT, ataque a democracia e ao meio ambiente pelo governo fascista de Bolsonaro.

CTB a luta é pra valer!

Compartilhe agora com seus amigos