Servidores públicos da Seplad protestam por reajuste salarial em Belém-PA

Servidores públicos de diversos órgãos do estado do Pará, estiveram presentes em frente à sede da Secretaria do Estado de Planejamento e Administração (Seplad), localizada na travessa do Chaco, no bairro do Marco, em Belém-PA, na manhã desta terça-feira (16), protestando para negociar reajuste salarial. A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – Pará (CTB-PA) declarou apoio aos Servidores, e o presidente da CTB-PA, Cleber Rezende, esteve presente no protesto.

A categoria pede reajuste de 25%, sendo 20% referente às perdas salariais dos anos anteriores e 5% para repor as perdas da inflação do último ano. Os servidores também pedem aumento do vale alimentação para R$ 1.500, a implementação de Planos de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCRs) em alguns órgãos e o aumento do valor da diária concedida para deslocamentos no interior do estado.

Eles pediam uma audiência com representantes do governo para discutir as pautas da campanha salarial de 2023. No final da manhã, os manifestantes chegaram a fechar parcialmente a avenida Almirante Barroso e liberaram a via em seguida.

Por volta das 10h30, uma comissão de manifestantes foi recebida na Seplad para negociação. A reunião durou cerca de duas horas e encerrou com a confirmação de que o Governo irá equiparar a remuneração dos servidores que tem como base o salário-mínimo. Há também previsão de que uma nova audiência ocorra até o final desta semana para apresentação da contraproposta da administração estadual.

Informações: O Liberal