Dia do assistente social: CTB parabeniza os profissionais e luta por mais direitos para a categoria

Neste 15 de maio, é comemorado o dia do profissional de assistência social. O assistente social é formado no curso de Serviço Social, e seu papel na sociedade é trabalhar para a melhoria da vida de pessoas em situação de vulnerabilidade.

­Uma das lutas dos assistente sociais, é a exigência do piso salarial. O Projeto de Lei 41/21 determina que o salário do assistente social será de R$ 5.500 para jornada de 30 horas semanais. A proposta altera a Lei 8.662/93, que regulamenta a profissão, exige o diploma de nível superior em Serviço Social e define a jornada semanal em 30 horas, mas não trata da remuneração. O projeto de lei 41/2021 está parado na Comissão de Seguridade Social e Família, na Câmara dos Deputados.

Jacira Campelo, vice-presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil de São Paulo (CTB-SP) e assistente social, enfatizou a luta dos profisionais no dia-a-dia para auxiliar os cidadãos. “Hoje, a forma mais original que a CTB tem de homenagear os profissionais de Serviço Social é a luta travada dentro da Central, principalmente em defesa do piso nacional da categoria, bem como a implementação de políticas sociais. Neste dia, quero parabenizar todos os companheiros e companheiras que defendem os direitos sociais”, disse Jacira.

Carlos Rogério Nunes, secretário adjunto de Políticas Sociais, Esporte e Lazer, ressaltou a importância do assistente social e a implementação de políticas sociais. “A CTB nacional parabeniza os assistentes sociais nesse 15 de maio, dia da nossa categoria. Nós vemos que as políticas sociais são importantes, para uma política de qualidade, bom atendimento, boa acolhida e tudo que diz respeito para que a população necessitada  tenham acesso aos seus benefícios, programas e projetos”, pontuou Rogério.

Informações: Agência Câmara de Notícias