Vicente Selistre é reeleito presidente do sindicato dos Sapateiros de Campo Bom

Como muita animação da base, Vicente Selistre, secretário de Relações Institutcioais da CTB foi reeleito para mais um mandato à frente do Sindicato dos Sapateiros de Campo Bom, uma das mais importantes cidades do polo calçadista do RS. A posse da diretoria eleita será no dia 17 de fevereiro e o Sindicato já prepara a comemoração dos seus 60 anos de existência que completará em 18 de abril.

A eleição, em chapa única, foi considerada histórica com a participação de mais de 67% do quadro social, contabilizando 1.385 votos, comprovando a confiança da maioria absoluta da categoria no seu sindicato que aprovou a chapa proposta com mais de 96% dos votos.

Destaca-se que a construção da chapa primou por uma renovação harmônica do quadro dirigente, que passará a ter a maioria de mulheres. Serão 14 mulheres e 12 homens na diretoria, que contará também com a efetiva participação de jovens lideranças trabalhadoras que, a partir da posse em fevereiro, farão a luta sindical ao lado dos dirigentes mais experientes.

A participação da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Calçado e Vestuário por seu presidente João Pires e das mais de 20 entidades sindicais cujos dirigentes trabalharam durante os dois dias na coleta dos votos, confirma o protagonismo e a liderança do Sindicato dos Sapateiros de Campo Bom em todo o Vale do Calçado.

Convidado para presidir o processo de apuração da Eleição, o Presidente Nacional da CTB, Adilson Araújo, em sua chegada à Campo Bom, foi recebido em frente à sede do sindicato por Vicente Seliste e diretores.

whatsapp image 2019 01 21 at 10.29.54

Após visitar as dependências da sede e conhecer a estrutura e os serviços que a entidade oferece aos associados, Adilson Araújo reuniu-se com Selistre na sala da presidência onde recebeu as informações sobre a composição da chapa.

Um momento de grande emoção aconteceu após o encerramento do processo de coletas de votos, quando a diretoria do sindicato, as delegações das entidades apoiadoras e um grande número de associados foram até à frente da sede para inauguração do painel “Orgulho Sapateiro”. O trabalho artístico, sob o conceito de “arte muralista”, faz homenagem aos trabalhadores e trabalhadoras do setor calçadista que construíram o “Pequeno Gigante do Vale”, como também é conhecida a cidade Campo Bom.

A obra dos artistas Kia Santos e Everaldo Vitorino, buscou em seus traços, traduzir o valor do trabalho como base para a justiça e para a paz lembrando também, que juntos, Campo Bom e o Sindicato, completam 60 anos em 2019.

Após a solenidade de inauguração, o presidente nacional da CTB, Adilson Araújo, juntamente com o presidente estadual da CTB/RS Guiomar Vidor, reabriu os trabalhos da comissão eleitoral, atestando que fora alcançado o quórum muito superior ao mínimo exigido pelo estatuto social, instalando a seguir as mesas escrutinadoras para a contagem dos votos.

Encerrada a apuração, Adilson Araújo declarou eleita a chapa 1 com 1.331 votos (96,1%) e apenas 54 votos nulos e brancos (3,9%).

Na sequência, o microfone ficou a disposição para os cumprimentos e manifestações das lideranças e convidados.

whatsapp image 2019 01 21 at 10.29.55

Guiomar Vidor cumprimentou a chapa eleita, dizendo que a CTB tem imenso orgulho deste sindicato pelas grandes conquistas ao longo da sua história, pela postura firmeza e incansável no combate contra a retirada de direitos. Falando aos novos dirigentes, Guiomar os alertou sobre os grandes desafios que enfrentarão desde já e nos próximos anos. Saudou a renovação que a chapa eleita representa para o movimento sindical, dizendo que os jovens dirigentes, amparados pelas lideranças mais experientes terão que enfrentar duras lutas contra a retirada de direitos.

Vicente Selistre, em nome da chapa eleita, promoveu um ato simbólico de aplausos em memória do companheiro e ex-diretor do sindicato, Gilberto Barbosa, popularmente conhecido como “Pavão”, falecido nesta terça feira, 15 de janeiro.

Agradeceu a todos os companheiros de chapa e chamou a atenção aos grandes desafios que terão pela frente, que é garantir o emprego com carteira assinada, a aposentadoria decente, o FGTS. Acusou o sistema financeiro como responsável pela crise que passa o país, já que o setor suga mais de 44% de tudo o que o povo trabalhador brasileiro produz de riqueza. Finalizou agradecendo a presença e apoio do presidente Adilson e do presidente Guiomar, agradeceu aos associados que participaram do processo eleitoral em grande número, citou como um momento histórico o ato de inauguração do painel “Orgulho Sapateiro” ocorrido a pouco. que serve também como uma homenagem à indústria local e brasileira, que gera e trabalho e renda. Conclamou a todas as entidades, das mais diversas categorias profissionais a se unirem em defesa da democracia, dos direitos sociais e das conquistas de toda classe trabalhadora.

CTB Rio Grande do Sul