Sem categoria

Valéria Morato visita o Sinpro-SP para falar sobre o êxito da greve de Minas Gerais

Valéria Morato, presidenta da CTB-MG e do Sindicato dos Professores de Minas Gerais (Sinpro-MG), foi convidada pelo Sindicato dos Professores de São Paulo (Sinpro-SP) para falar sobre o sucesso da greve das educadoras e educadores da rede particular em Minas Gerais.

Ela visitou as trabalhadoras e trabalhadores da rede privada da educação paulistana na manhã deste sábado (12). “As colegas de São Paulo estão em campanha salarial e me convidaram para explicar como o movimento mineiro venceu a reforma trabalhista”, diz.

“Eu disse a eles que o nosso movimento foi de forte unidade e resistência contra o desmonte que a reforma trabalhista proporciona”, acentua. Ela explica que as professoras e professores das escolas particulares mineiras conseguiram um reajuste salarial com base no INPC, 1,56% e, muito importante, “conseguimos manter a homologação por rescisão de contrato de trabalho no sindicato”.

Morato conta que falou aos seus colegas paulistanos que “só a união de toda a classe trabalhadora poderá derrubar essa reforma nefasta feita por esse governo ilegítimo” e mais ainda que “somente com um movimento coeso e forte pode-se vencer a gana dos patrões em liquidar com os direitos trabalhistas da categoria”.

Ela diz que o movimento liderado pelo Sinpro-MG “trouxe de volta o sentimento de pertencimento da categoria” e “conseguiu dialogar com os docentes sobre as perdas e teve o respeito, a confiança e o respaldo da categoria”.

A sindicalista mineira ressalta que falou às professoras e professores de São Paulo que “nós, da CTB, fazemos um sindicalismo que se preocupa com toda a classe trabalhadora. Assim, estamos dispostos a ir onde for preciso para nos solidarizar e ajudar no que for possível”.

Assembleia

O Sinpro-SP convoca o professorado da rede particular de São Paulo para comparecer à assembleia neste sábado (19), às 9h, na sede do sindicato, na rua Borges Lagoa, 208, Vila Clementino, na capital paulista.

Marcos Aurélio Ruy – Portal CTB