UIS Metal realiza no Rio de Janeiro o 2º Congresso de sua história

Trabalhadores metalúrgicos, da mineração e metal-mecânica de todo o mundo se reunirão no Rio de Janeiro nos dias 23, 24 e 25 de outubro para participar do 2º Congresso da UIS Metal (União Internacional dos Sindicatos do setor metalúrgico).

Co-organizado pela CTB e pela Federação Interestadual de Metalúrgicos e Metalúrgicas do Brasil (Fitmetal), o 2º Congresso ocorre num momento de crise internacional, provocada pelo sistema capitalista e que atinge diretamente os trabalhadores como explicou  o secretário de Relações Internacionais da CTB, Divanilton Pereira. Para ele, o encontro irá fortalecer o protagonismo da classe trabalhadora e do sindicalismo.

Divanilton ressalta ainda o fato de o Congresso ocorrer no Brasil, condição que para ele representa um reconhecimento. “A CTB já colabora política e programaticamente com a organização da UIS – uma estrutura da Federação Sindical Mundial (FSM) – fruto dessa colaboração histórica, a Central recepcionará o Congresso este ano”.

Além do país anfitrião, o encontro contará com a presença de representantes de 33 organizações dos seguintes países: Cuba, Índia, China, Itália, Chipre, Uruguai, Colômbia, Chile, México, Portugal, Bolívia, Paquistão, Egito, Congo, Gabão, Somália, África do Sul, País Basco, Valência, Galícia, Bielorrússia, República Dominicana e Alemanha.

O presidente nacional da CTB, Adilson Araújo, destacou o protagonismo da Central no setor. Para ele, celebrar o 2º Congresso da UIS Metal tem um significado estratégico diante da necessidade de enfrentar a grave crise mundial.

As teses do  congresso estão disponíveis no site oficial da UIS Metal:

Confira abaixo a programação:

Dia 23 – Quarta-feira
19h – Abertura Oficial do 2º Congresso UIS MM
Local: Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro (Rua Ana Neri, 152, Benfica)

Dia 24 – Quinta-feira
9h – 10h30 – Mesa para debate Tese Política
11h – 12h30 – Debate e encaminhamentos sobre as proposições da UIS MM a cerca da temática do caderno I
12h30 – 13h30 – Almoço
14h00 – 16h00 – Continuação dos trabalhos caderno I , aprovação das teses políticas
16h15 – 18h00 – Início dos trabalhos caderno II – Organização da UIS MM para (2013-2018)
18H30-19H30 – Jantar