Sem categoria

Trabalhadoras Rurais do Rio de Janeiro preparam Marcha das Margaridas 2019

As Margaridas da CTB-RJ, Fetag-RJ e da Fetagri-RJ estão mobilizadas para Marcha das Margaridas 2019. A atividade é uma das mais importantes para as mulheres do campo e tem tudo para ser um grande sucesso dado o alto empenho das companheiras que estão à frente da organização. Já foram duas reuniões para organizar a atividade, ambas com presença da secretária da Mulher Trabalhadora da CTB-RJ, Kátia Branco:

“A CTB nasceu com o compromisso de unir as lutas da cidade e do campo. A Marcha das Margaridas é uma atividade prioritária para as mulheres classistas e nós, da CTB-RJ, estamos muito honradas em construir, junto com as companheiras trabalhadoras rurais, essa importante marcha.”

Durante as reuniões, que reuniram trabalhadoras rurais de diversas partes do Estado, as Margaridas pensaram em diversas atividades para ajudar na arrecadação de fundos para organização da Marcha: ação das amigas; bingo panfletagem, sorteios, almoço beneficente, gincanas e até mesmo uma feira mensal com faixas das margaridas.

“Junto com minhas companheiras assalariadas rurais, quilombolas e indígenas, estamos construindo a segunda marcha das margaridas, que será realizada em 2019. Junto com os Sindicatos, Fetag, Fetagri e CTB. Estamos juntas para expressar nossa força política, numa ação que consolida a trajetória e luta das mulheres do campo por visibilidade, reconhecimento, direitos sociais e políticas públicas. Nós, mulheres, em meio a uma conjuntura complexa e uma crise política, estamos, mais do que nunca, mostrando nossa força, coragem, persistência e nossa vontade de mudar o mundo.” – disse a companheira Silvana, de Cachoeira de Macacu e do Conselho Fiscal da Fetag-RJ.

A Marcha das Margaridas reúne trabalhadoras rurais, extrativistas, indígenas, quilombolas que tomam as ruas do país para dialogar com o governo federal sobre suas reivindicações. É a maior mobilização de mulheres da América Latina.

Fonte: CTB-RJ

Compartilhar: