Sintsama-RJ chama manifestação em defesa da água pública para o dia 23 (segunda-feira)

O Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Saneamento Básico e Meio Ambiente do Rio de Janeiro (Sintsama-RJ) está mobilizando os trabalhadores do estado para mais uma manifestação em defesa da água pública de qualidade e da CEDAE, a empresa pública do setor no estado. Os sindicalistas marcaram o novo ato para o dia 23 de outubro, segunda-feira, às 10h30. Ele será feito na porta do TRT-RJ, e contará com a presença de diversas centrais sindicais (entre elas, a CTB), representantes dos Correios, do setor elétrico, da construção civil, lideranças comunitárias, partidos políticos e movimentos sociais.

Entre as diversas medidas de desmonte estatal tomadas pelo governo Pezão, a privatização do sistema hídrico do Rio de Janeiro tem assumido caráter cada vez mais urgente. No dia 24, está marcado o leilão da venda das ações que privatizam a CEDAE, sob o comando de Pezão e Michel Temer.

Leia também: Privatizar o sistema de saneamento básico é ir na contramão da tendência mundial

A crise financeira descontrolada pela qual atravessa o estado tem sido usada de pretexto para acelerar a venda do sistema hídrico fluminense a menos de 10% de seu valor de mercado. “É um crime de lesa-pátria. O governo do Rio age de forma inconsequente, vendendo a Cedae por um preço menor do que o seu faturamento em um único ano, e cria uma situação na qual boa parte do estado ficará abandonada por não ser lucrativa”, denunciou o presidente do Sintsama, Humberto Lemos. “Sem os ramais superavitários da região metropolitana do Rio, o subsídio cruzado que permite fornecer água para o interior vai deixar de existir. No longo prazo, o governo vai acabar perdendo todo o valor que recebeu ao ter que subsidiar essas regiões”, alertou.

No dia 3 de outubro, os trabalhadores públicos do Rio protagonizaram um ato com mais de 50 mil pessoas em defesa dos serviços públicos do estado, entre eles o setor hídrico. O ato se deu depois que o governo do Rio ignorou uma decisão judicial que suspendeu a privatização da Cedae.

Serviço

Manifestação contra a privatização da CEDAE
Data: 23/10/17 (segunda-feira)
Horário: 10h30
Local: Em frente ao TRT-RJ – R. do Lavradio, 132 – Centro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.