CTB particpa do 8° Congresso Estadual do Sintepe, em Pernambuco

logo_sintepe

A CTB vai participar do 8° Congresso Estadual do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), que acontece entre os dias 30 de março a 02 de abril, no Eco Resort. O evento, que pretende reunir   cerca de 800 delegados, aprovará o Plano de Luta para os próximos dois anos.

No primeiro dia está previsto uma mesa de abertura com representantes das centrais sindicais, entre elas: CUT, CTB, Conlutas e outras. (Abaixo a programação completa). O presidente do Sintepe, Heleno Araújo lembrou “Chegamos ao 8º Congresso, enfrentando corte da consignação de novembro de 2003 a janeiro de 2006 e governos descompromissados com o direito à educação e a valorização dos seus profissionais”. Segundo o sindicalista esse é mais um congresso que servirá para avaliar, definir, propor, apreciar e votar. “Que tenhamos, outra vez, a sutileza, o cuidado, a ousadia de traçar os melhores caminhos para os próximos dois anos”, pontuou.

De acordo com a Vice-presidente do sindicato Antonieta Trindade, as resoluções que serão apresentadas terão como propostas: analise da conjuntura na questão da educação no Estado, um balanço da atuação da direção do Sintepe e apresentação de propostas para o plano de lutas e reforma do estatuto. “A resolução que for mais votada indicará o caminho do sindicato para o próximo período”, explicou. Sobre a opinião da CTB neste processo, Antonieta comentou que várias questões continuam ganhando destaque, como a ampliação da base de filiados que, hoje em Pernambuco passa de 20 mil trabalhadores e trabalhadoras.

“É preciso identificar a luta pela valorização profissional garantindo a reformulação do Plano de Cargos e Carreiras (PCC), a garantia de novos direitos e melhoria dos salários dos trabalhadores que estão em atividade como também os aposentados. Defendemos ainda, que os aposentados possam intervir mais em questões importantes do sindicato, uma vez que consideramos uma descriminação os mecanismos que proíbem a participação dos aposentados em algumas instâncias. O sindicato deve contribuir para as mudanças no país, apoiando o governo Dilma nas medidas que signifiquem mais democracia, fortalecendo a soberania nacional e valorizando ainda mais o trabalho”, concluiu a vice-presidente do Sintepe

A direção da entidade está disponibilizando no seu site, o regimento do Congresso, as três propostas de resolução e o Estatuto do sindicato para possíveis dúvidas da categoria. Durante o congresso, a Secretaria de Comunicação apresentará o portal Memória Sintepe, que traz registros dos seus 21 anos de história, comemorado no ultimo sábado (26).

História- A Constituição de 1988 entre outros benefícios autorizou a criação de sindicatos. No dia 26 de março de 1990, nasceu o Sindicato Unificado dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco – Sintepe. Naquele ano, não existiam o Pacto pela Valorização do Magistério (1994), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), o Estatuto do Magistério (1996), o Plano de Cargos e Carreira (1998). “Essas foram algumas conquistas fruto dos enfrentamentos, assembléias, greves e da disposição da luta. Que tenhamos mais um grande Congresso no debate e nas decisões que venham a beneficiar a categoria”  finalizou Heleno.

PROGRAMAÇÃO DO 8º CONGRESSO DO SINTEPE

30/03/2011
13h – Saída dos ônibus ao lado do Parque 13 de Maio e do IEP (Rua João Lira).
– Credenciamento no local do congresso.
18h – Jantar
19h – Recital de Poesias;
– Mesa de Abertura;
– Atividade Cultural.

31/03/2011
08h – Leitura e aprovação do regimento do Congresso.
09h – Debate sobre a Conjuntura.
13h – Almoço.
14h 30 – Lançamento de Livros.
15h – Painel Educacional.
18h – Jantar.
19h – Painel Sindical.

01/04/2011
08h – Apresentação da Memória SINTEPE.
08h 30 – Painel Políticas Permanentes.
12h – Prazo final para entrega de correções, atualizações e fusões de resoluções e das moções.
12:30h – Almoço.
Tarde Livre.
18h – Jantar.
20h às 24h – Festa de Confraternização.

02/04/2011
08h 30 – Plenária de Conjuntura, educacional, siindical, políticas permanentes, Balanço, plano de lutas, estatuto e moções.
12h 30 – Apresentação e aprovação da Pauta de Reivindicações da CSE 2011.
– Mesa de Encerramento do Congresso.
13h 30 – Almoço.

Fonte: Elaine de Paula com informações do Sintepe

Compartilhar: