Sintaema-SC divulga seu posicionamento quanto à greve dos caminhoneiros

Publicado 24/05/2018
O Sintaema-SC compreende as manifestações dos caminhoneiros, por considerar uma forma de protesto popular e democrática.
Consideramos que as diretrizes econômicas deste governo golpista precisam reconhecer que os derivados do petróleo – diesel, gasolina e gás – são insumos de primeira necessidade à economia deste país. Assim, a elevação constante dos preços destes produtos, reflexo direto de uma política equivocada e entreguista, reflete nos custos de alimentos e todos os bens de consumo, aferindo prejuízos diretos a todos trabalhadores e trabalhadoras, sendo que são os caminhoneiros são os primeiros a sentir os impactos nefastos desta política ultraneoliberal.
Todas as manifestações populares que reivindicam melhores condições de trabalho e remuneração merecem nossa compreensão e apoio; porém, não podemos aceitar nem legitimar os ataques deliberados a PETROBRAS, empresas, sindicatos e instituições democráticas legitimamente constituídas, assim como repudiamos grupos deliberadamente infiltrados com práticas fascistas que fazem apologia a intervenção militar como alternativa de solucionar os problemas políticos e conjunturais da nação.
Embora não tenhamos recebido apoio desse setor (caminhoneiros) nas greves gerais que lutaram contra perda de direitos trabalhistas e previdenciários, esperamos poder contar em breve com esses trabalhadores nas muitas lutas que certamente ainda estão por vir: por um Brasil mais justo e progressista para todos os brasileiros.
A Direção do Sintaema-SC