Sintaema realiza Encontro de Delegados (as) com formação e preparação para a luta contra a privatização

Começou nesta quarta (31) e vai até quinta-feira (1º), em Nazaré Paulista, a solenidade de posse dos delegados e delegadas do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do estado de São Paulo (Sintaema), referente ao mandato do período de 1º de maio de 2023 a 30 de abril de 2025.

Ao longo do dia a atividade foi de ampla reflexão sobre a conjuntura política, os desafios dos trabalhadores da água, esgoto e meio ambiente frente o projeto privatista do governo Tarcísio de Freitas, e a necessidade de reforçar a mobilização e resistência para influenciar o governo Lula para reverter os retrocessos impostos pela gestão Jair Bolsonaro.

Na mesa de abertura, o presidente do Sintaema, José Faggian, criticou a aprovação do marco temporal (que na prática abre espaço para a devastação sobre territórios originários) e falou sobre a ofensiva do governo Tarcísio contra os serviços públicos e a ameaça de privatização da Sabesp. Também foi tema do debate inicial o balanço das campanhas salariais (Sabesp, CETESB, Fundação Florestal, SAEG e empresas privadas).

“Uma atividade de formação e organização para a luta. Uma oportunidade para trocar com os nossos delegados e delegadas informações e preparar o Sintaema para a luta no próximo período. Não tenhamos dúvidas, a luta central da classe trabalhadora, hoje, precisa ter como centro trazer a agenda do governo Lula para atuar em prol da classe trabalhadora, em especial dos trabalhadores e trabalhadoras do saneamento e meio ambiente”, afirmou Faggian.

O papel do delegado (a) sindical!

Presente na solenidade de posse, o ex-presidente do Sintaema e dirigente nacional da CTB, Nivaldo Santana, falou do papel estratégico do delegado sindical como elo central entre a base e o Sindicato.

“Os delegados sindicais têm um papel central na construção de um sindicalismo classista e de luta. E empossar os novos delegados com uma ampla atividade de formação confirma o papel e entendimento do Sintaema frente a luta política e posiciona essa experiente entidade como na vanguarda da luta da classe trabalhadora”, afirmou Nivaldo Santana.

Confira a galera de fotos:

Informações: Sintaema