Sinproesemma participa da celebração do Centenário de Paulo Freire e debate a educação

Diretores do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipais do Estado do Maranhão (Sinproesemma), junto com trabalhadores em educação de todo o país e do mundo estão em Recife (PE) para celebrar o Centenário de Paulo Freire e debater a educação.

Iniciado no dia 17 de setembro com o Encontro da Rede de Mulheres Trabalhadoras em Educação da Internacional da Educação para a América Latina (IEAL), os trabalhadores em educação debateram a campanha da IEAL para a Ratificação da Convenção 190 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), além de discutirem os processos de construção de Políticas de Igualdade nas organizações sindicais.

No dia 18 de setembro, as atividades do Centenário de Paulo Freire continuaram com exposições sobre a situação em cada país, reflexões sobre as linhas de trabalho da Rede e ainda com o Ato Político-cultural na Praia do Pina. A atividade teve início com a apresentação de ‘Y Somos Todos’ e seus intérpretes (Maf É Tulà, Bruta Flor). O ato contou também com shows de Lia de Itamaracá, Silvério Pessoa e Chico César.

As comemorações do centenário de Paulo Freire tiveram continuidade com a Plenária Popular Mundial da Educação, que foi realizada na Concha Acústica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e debateu a influência e o legado de Freire na educação mundial. Nita Freire, Eliete Santiago e Sergio Haddad discutiram sobre a importância das ideias e do pensamento de Paulo Freire para a educação brasileira.

Ainda no dia 19, as entidades filiadas ao IEAL se reuniram no Encontro do Movimento Pedagógico Latino-Americano (MPL), com a conferência “Uma leitura política da realidade da América Latina e perspectivas”, do jornalista Breno Altman.

No dia 20 de setembro, último dia da Celebração do Centenário de Paulo Freire, foram apresentadas as pesquisas realizadas no contexto da pandemia pela Dra. Dalila Andrade e pelo Lic. José Manuel Valverde. Maritza Rojas, da Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais – Sede Costa Rica (FLACSO), compartilhará com os participantes as conclusões de uma avaliação realizada sobre o trabalho do Movimento Pedagógico Latino-americano. O Encontro do MPL incluirá um espaço de diálogo em grupos de trabalho e uma plenária para expor os aspectos mais importantes. A atividade será concluída com a apresentação da Declaração do VI Encontro do Movimento Pedagógico Latino-americano.

Para a diretoria do Sinproesemma, “a celebração do Centenário de Paulo Freire acontece em um momento crucial do Brasil, de uma conjuntura extremamente adversa para a classe trabalhadora e da necessidade de fazer a reconstrução desse país — reconstrução essa que perpassa a educação pública, gratuita, de qualidade social, democrática, laica e libertadora, como defendeu o próprio Paulo Freire”.

Representaram os trabalhadores em educação do Maranhão no Centenário de Paulo Freire, através do Sinproesemma, o secretário de Finanças, José dos Santos Brussio; o secretário de Assuntos Jurídicos, Josivaldo Corrêa; o secretário de Formação Sindical, Amarildo Silveira; o secretário de Administração e Patrimônio, Fábio Orlan; Lucilene Freitas, coordenadora do núcleo de Jenipapo dos Vieiras; a secretária adjunta de Servidores Técnicos e de Apoio, Regina Nogueira; a secretária da Mulher, Rita de Cássia; a secretária de Aposentados, Edna Castro; a Secretária de Assuntos Educacionais, Eunice Brussio e a Secretária Geral, Izabel Lins.

Fonte: Sinproesemma