SindQuímicos e CTB-PA lideram protesto em defesa do emprego em Barcarena

Gilvandro Santa Brígida, presidente do Sindicato dos Químicos de Barcarena, na Região Metropolitana de Belém, esteve na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), nesta terça-feira (8), com o objetivo de ser ouvido na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que investiga o vazamento de resíduos tóxicos da mineradora norueguesa Hydro Alunorte, ocorido em janeiro.

“Já se passaram 70 dias do embargo à produção da Hydro e a situação está ficando desesperadora para a cidade”, afirma Brígida. E a CPI “até o momento não ouviu nenhuma liderança sindical para saber a nossa opinião sobre esse embargo”, reclama.

ctb pa hydro alunorte cpi embargo cleber rezende

Além de ir à Alepa, o sindicalista participou juntamente com dirigentes da CTB-PA, trabalhadoras e trabalhadores de Barcarena de uma marcha na capital Belém, em defesa do emprego.

Segundo Brígida, a linha produtiva do alumínio emprega 15 mil pessoas e está entrando em colapso com o embargo na produção determinado pela Justiça, a pedido do Ministério Público. “Já temos mil trabalhadores em férias coletivas e se isso continuar pessoas serão demitidas”.

O sindicalista defende uma profunda mudança na economia local. “Nós já fizemos propostas para valorizar a agricultura familiar, o turismo, entre outras que criem alternativas para a movimentação da economia e a criação de emprego”.

ctb pa hydro alunorte contra embargo 1

“Mas no momento”, garante ele, “as cidades da região dependem exclusivamente das indústrias e sem elas todos perdem”, tanto que o movimento contra o embargo conta com “trabalhadores, empresários e o poder público”.

Ele diz ainda que os sindicalistas se reuniram com a direção da Hydro para encontrar soluções que respeitem o meio ambiente e o trabalho. “Nós queremos que a empresa assuma a sua responsabilidade social e invista nas comunidades para ressarcir o que perderam”.

“O SindQuímicos e a CTB-PA têm feito propostas alternativas para que a indústria tenha uma produção sustentável, garantindo o emprego de todas e todos”, finaliza.

Cleber Rezende – presidente da CTB-PA e Marcos Aurélio Ruy – Portal CTB