Sindicatos rurais filiados à CTB empossam novas diretorias no RS

fetag-rs1

 

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS) é filiada à CTB desde a criação da Central, há seis anos. A Federação, que completou 50 anos em outubro de 2013, conta hoje com 350 Sindicatos dos Trabalhadores Rurais (STRs) filiados e está dividida em 23 Regionais Sindicais, estratégia que permite maior organização e facilidade para mobilizar em momentos necessários.

A Regional Passo Fundo é uma delas e conta com 18 STRs, dos quais a maioria tem filiação à CTB. Na primeira semana de janeiro, conta Sérgio de Miranda, vice-presidente da CTB-RS e secretário de Política Agrícola e Agrária da CTB Nacional, que cinco sindicatos (Ciríaco, Marau, Vila Maria, Casca e Serafina Corrêa) promoveram solenidades para empossar as novas diretorias. O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Alberto Broch , juntamente com o presidente da Fetag-RS, Elton Weber, o deputado estadual Heitor Schuch (PSB-RS) e a secretária de Mulheres da CTB-RS, Lenir Piloneto Fanton, participaram das solenidades.

Vila Maria

O STR de Vila Maria realizou no dia 2 de janeiro a posse de sua nova diretoria, presidida novamente por Marilice Demarco. Ela assumiu compromissos como o respeito aos estatutos da entidade, engajamento nas lutas da agricultura familiar e a união com a Fetag-RS e a Contag para levar adiante os anseios dos agricultores na luta sindical.

Ela destacou, ainda, os diversos serviços prestados aos associados, tais como o incentivo ao crédito rural, a orientação previdenciária, a construção de moradias rurais no interior. “Temos também como desafio a atuação com os jovens trabalhadores rurais, que vêm sendo realizado desde 2010, o qual será melhorado, com a continuidade dos cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), seminários e reuniões de formação para que estes jovens percebam o valor da agricultura familiar, tenham o incentivo necessário para permanecer no campo e sejam líderes na entidade e município.

Marau

O presidente reeleito do STR de Marau, Sílvio Borghetti, juntamente com os demais integrantes de sua diretoria, tomaram posse no dia 3 de janeiro, tendo como local o CTG Sentinelas do Pago. Borghetti assumiu trabalhar em várias frentes, tais como o programa de habitação rural, construir a nova sede do STR, ampliar e dar continuidade aos convênios com entidades parceiras, bem como nos trabalhos que vêm sendo realizados.

Ciríaco

O STR de Ciríaco promoveu no dia 3 janeiro uma assembleia para empossar a nova diretoria eleita pelos associados. Cerca de 400 pessoas prestigiaram a posse, que ocorreu no salão da comunidade de Campo Alegre, e contou com a participação de várias autoridades locais. Alberto Broch deu posse à diretoria, que tem à frente Salete Meirelles. Ela disse que a nova diretoria tem como principais metas para os próximos quatro anos buscar sempre a transparência como base de trabalho e priorizar o associado.

Casca

No dia 4 de janeiro foi a vez do STR de Casca reempossar Nauro Valentin Nizzola à presidência da entidade. O dirigente enfatizou que o compromisso maior é dar continuidade ao trabalho desenvolvido na representação, organização e defesa da categoria, juntamente com a regional, Fetag-RS e Contag. “Estamos planejando efetuar uma parceria com empresa de engenharia civil para a construção da nova sede, com espaço mais amplo para oferecer melhor atendimento aos associados”, justifica.

Serafina Corrêa

O presidente da Contag, Alberto Broch, empossou no dia 4 de janeiro a nova diretoria do STR de Serafina Corrêa, que tem à frente Lírio Oldoni. Durante a cerimônia, Broch lembrou que 2014 foi decretado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Ano Internacional da Agricultura Familiar. O objetivo, segundo ele, é continuar fortalecendo a agricultura familiar e, com isso, valorizando as pessoas do campo.

Com cerca de 900 associados, conta Oldoni, o STR destaca-se pela liderança e atuação, contribuindo com o município e região. “Gostaria de registrar a alegria de fazer parte deste movimento, que busca sempre melhores condições de vida para o trabalhador rural. O meu comprometimento, juntamente com os demais associados eleitos para representar esta entidade no próximo mandato, é dar continuidade aos trabalhos que se vêm sendo realizados junto ao STR, Regional Sindical Passo Fundo, Fetag-RS, Contag e CTB, respeitando sempre as decisões das assembleias”, disse.

Entre as metas da diretoria estão buscar políticas públicas aos associados, o desenvolvimento através do incentivo à produção (milho, soja, leite, suínos e aves) que movimenta as principais atividades no município. “Assim teremos uma melhor qualidade de vida e que seja atrativo aos olhos da juventude, os sucessores das propriedades para continuar produzindo alimentos para todos. Precisamos fortalecer a agricultura familiar e o movimento sindical”, completa Oldoni.

Conforme Sérgio de Miranda, um dos fatores que mais chamou atenção nos eventos foi a expressiva participação dos associados, o que demonstra a confiança dos trabalhadores rurais em suas entidades de classe. Além disso, é importante destacar a presença do presidente da Contag, Alberto Broch, do presidente da Fetag-RS Elton Weber, do deputado Heitor Schuch, bem como de lideranças locais, como prefeitos, vereadores e representes de outras instituições. Também participaram dirigentes dos STRs que compõem a Regional Sindical Passo Fundo.

Fonte: Fetag-RS

Compartilhar: