Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Petrolina se filia à CTB

Uma das entidades mais representativas de Pernambuco no meio rural, o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais de Petrolina (STTAR) realizou nesta sexta-feira (20) o seu ato de filiação à CTB.

A assembleia contou com a presença do presidente da CTB-Pernambuco, o professor Helmilton Beserra, o secretário-geral da CTB-Bahia,  Ailton de Jesus Araújo, e da presidenta do STTAR, Lucilene Lira, a ‘Leninha’, entre muitos outros dirigentes.

O ato político ocorreu na sede da entidade, em Petrolina, e a filiação foi aprovada por unanimidade em um audiório lotado. “Foi um resultado extremamente positivo, demonstrou a unidade da categoria”, disse Beserra, que vê na filiação à CTB um estímulo ao debate de outros grandes temas do mundo do trabalho.

“Defenderemos a eleição de candidatos comprometidos com os direitos do trabalhadores e trabalhadoras do campo, a resistência e vigilância com relação à reforma da previdência e a revogação da reforma trabalhista”, diz Beserra.

Namoro

O presidente da CTB-Bahia, Pascoal Carneiro, diz que o “namoro” entre a CTB e o sindicato durou alguns meses até se consumar no ato de filiação de hoje.

“A chegada deste sindicato significa muito trabalho e ação na campanha salarial, que é unificada com os trabalhadores da fruticultura e da cana. Nós vamos estar junto com eles nessa mobilização. Tenho certeza que a CTB deu um passo importante pelo que esse sindicato representa. É um dos maiores do Brasil em termos de trabalhadores rurais e assalariados agrícolas”, diz o dirigente.

A presidenta do STTAR, Lucilene Santos, Leninha (foto abaixo), comemorou. “Estamos felizes de fazer parte desta família cetebista. O nosso sindicato é de luta e poderemos trocar experiências e estratégias de negociação para conseguirmos melhorias para a nossa categoria, além de somar forças pela valorização dos trabalhadores. É uma grande conquista para todos”.

Sindicalismo classista

Para o presidente licenciado da CTB, Adilson Araújo, esta é uma importante conquista do sindicalismo classista.

“A nossa luta é de resistência. Lutamos pelo desenvolvimento sustentável e pelos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras assalariados, tendo sempre como centro a valorização do trabalho, do emprego e garantia de renda digna. Seguiremos juntos nesta batalha.”

Atualmente, o sindicato representa 22 mil associados espalhados por toda a área irrigada que pertence a circunscrição da entidade.

O presidente em exercício da CTB, Divanilton Pereira, destacou a importância desta nova parceria da central. “Saúdo esta conquista que trará mais força e consequência à luta dos trabalhadores e trabalhadoras rurais”.

A presidenta do STTAR, Leninha, e o presidente da CTB-PE, Helmilton Beserra, em Petrolina

Portal CTB