Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Marau inaugura sua nova sede

No dia 14 de janeiro, em Marau, foi realizado ato público de inauguração da nova sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais da cidade. O novo espaço conta com auditório, gabinete odontológico totalmente equipado, consultório médico, assessoria jurídica aos sócios, um centro alternativo de medicina natural, entre outras novidades.

De acordo com Guiomar Vidor, a conquista do sindicato e seus sócios expressa a grandeza da entidade e da união. ” Em um período de enorme retrocesso político e ataque as entidades de classe, tivemos a oportunidade de testemunhar a capacidade de luta e resistência dos trabalhadores rurais que reconhecem o seu sindicato como instrumento de luta e de conquistas. O ato de inauguração contou com grande participação popular, marcando a representatividade que o sindicato de Marau possui hoje”, destaca Guiomar Vidor, presidente da CTB Rio Grande do Sul.

Em sua fala, Sergio de Miranda, dirigente nacional e estadual da CTB, e que também já foi presidente do sindicato de Marau por duas gestões, salientou a rua totalmente tomada pelos trabalhadores e trabalhadoras. Observou que, diferente dos atos de protesto e de reivindicação, naquele momento, a rua era espaço de celebração. Após citar as autoridades e nominar as lideranças sindicais presentes, Miranda lembrou emocionado que, dentre as grandes lutas nestes 55 anos de existência do sindicato, foi na sua gestão que ocorreu a maior conquista de todas: a aposentadoria para os trabalhadores e trabalhadoras rurais.

Carlos Joel, presidente da FETAG/RS, entidade que reúne mais de 300 sindicatos de trabalhadores rurais, destacou a coragem e ousadia da diretoria, que venceu o desafio de construir a nova sede. Joel salientou, ainda, que o Sindicato dos Trabalhadores Rurais é importante também para a economia da cidade de Marau. Acredita que a nova sede servirá para o fortalecimento da categoria e que proporcionará a realização de outras atividades que trarão novas receitas à entidade, viabilizando equilibrar as contas, após redução das contribuições sindicais.

O presidente do sindicato Silvio Borghetti fez a fala de encerramento do ato, agradecendo a presença de todos, destacando que se sentia muito feliz com a presença das autoridades, mas principalmente com a presença de tantos associados do sindicato.

Saudou o Prefeito Municipal Sr. Iura Kurtz, a Presidente da Câmara Municipal Vereadora Joseane Bedin e os demais vereadores, agradeceu a presença do comandante da Brigada Militar do município e do Delegado da Polícia Civil. Na pessoa do Sérgio de Miranda, agradeceu a presença de todos os demais dirigentes sindicais rurais e urbanos da região. Silvio enfatizou que vivemos um período de muitos desafios e que é fundamental o fortalecimento dos sindicatos, da Fetag e da CTB.

“Agradeço minha diretoria por ter compartilhado do sonho da nova sede comigo e por ter dela recebido todo o apoio, esforço e empenho para que a nova sede se tornasse realidade. Minha gratidão também é destinada a todos os funcionários e colaboradores do sindicato”, afirmou Borghetti
CTB Rio Grande do Sul