Sem categoria

Sindicato dos Estivadores do Rio de Janeiro completa 115 anos de história

Os trabalhadores e trabalhadoras do Sindicato dos Estivadores do Rio de Janeiro (Setem-RJ) comemoram hoje 115 anos da fundação da entidade.

O presidente do Setem-RJ, Ernani Florencio Duarte, saúda a categoria e destaca passagens importantes da história do sindicato.

Leia nota divulgada pela diretoria: 

“A Diretoria tem a honra de se dirigir à classe em geral, neste dia em especial, para nos congratularmos pelos 115 anos de fundação da nossa casa sindical, o Sindicato dos Estivadores e Trabalhadores em Estiva de Minérios do Rio de Janeiro.

O orgulho dos ESTIVADORES por esse patamar de existência de organização institucional deve ser vivenciado intensamente pelo êxito, pelo gratificante sentido de representação classista.

As nossas raízes, nossos alicerces, nossas origens, antes mesmo da fundação sindical, demostram o porquê da nossa organização, isto é, a UNIÃO DOS OPERÁRIOS ESTIVADORES.

Tudo começou a partir da percepção de UNIÃO, razão pela qual resistimos às adversidades, com muitos registros de lutas em defesa dos nossos direitos e interesses, em toda a trajetória sindical de mais de um século de existência, para que alcançassemos os dias de hoje.

Vale lembrar que, somente nos últimos 25 anos, fizemos o enfrentamento a duas reformas da legislação portuária, 8.630/93 e 12.815/13.

Além disso, o “Ocupa Brasília”, ficou em nossas memórias, como uma das mais duras batalhas do movimento sindical e organizações sociais do passado recente, quando o SETEMRJ se envolveu e conduziu à luta a nossa categoria, junto aos demais trabalhadores.

Por fim, reafirmamos que os interesses coletivos dos estivadores deve se sobrepor às individualidades, prevalecendo, como sempre, o bem comum, o da FAMÍLIA ESTIVADORA.

Unidos, somos fortes! Unidos, venceremos!

Salve o dia 13 de setembro de 2018!

Salve os 115 anos de fundação do Siindicato dos Estivadores do Rio de Janeiro!”

Ernani Florencio Duarte
Diretor-presidente do Setem-RJ

Portal CTB com Setem-RJ

Compartilhar: