Sindicato dos bancários oferece curso de formação para dirigentes

Em Aracaju, cerca de 40 dirigentes sindicais do Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE) e da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe estão presentes no Curso de Formação Sindical, aberto na manhã desta sexta-feira (26) e vai até amanhã (27/05).

A primeira aula do curso tem como palestrante a mestra e doutora em Ciência Política, Ana Prestes Rabelo. Durante os turnos da manhã e tarde de hoje (26/05), Ana Prestes abordará sobre ‘A Relação Estado, Partido e Sindicato’ e sobre a “Integração da América Latina e Movimentos Sociais e Sindicais’. Ela é neta do ‘Cavaleiro da esperança’, Luís Carlos Prestes.

Os envolvidos na qualificação são funcionários e funcionárias de instituições financeiras, públicas e privadas de Sergipe. O evento foi aberto pela presidenta e pelo diretor de Formação Política do SEEB/SE, respectivamente Ivânia Pereira (Banese) e Adelmo Rodrigues (Bradesco). “A realização desse curso tem o objetivo de qualificar os dirigentes sindicais, para que possamos ter um bom diálogo com a categoria e a sociedade, compreendermos melhor o mundo em que vivemos para enfrentarmos as dificuldades postas na nossa luta pelos direitos individuais e coletivos e defendermos uma sociedade mais justa”, afirmou Adelmo Rodrigues.

Formação e consciência de classe

A direção do Sindicato dos Bancários vem mantendo a realização de cursos formação, porque entende que o sindicato também é uma escola de formação: “um dirigente sindical precisa ter a oportunidade de saber qual o papel de sua classe, qual sua identificação com o conjunto da classe trabalhadora e quais as tarefas que a classe trabalhadora tem a cumprir em sistema tão desigual, como é a sociedade capitalista. E mesmo em países com base socialista, os sindicatos permanecem existindo”, destaca Ivânia Pereira. 

 “Esses cursos são momentos de formação de consciência, política, para que percebamos a importância que nós dirigentes sindicais temos nessa sociedade. E como agentes de mudança, e de construção de uma sociedade melhor e mais inclusiva, precisamos estar preparados do nosso papel. E por isso, as entidades sindicais têm a obrigação de oportunizar essa formação, inclusive para além das direções sindicais, ampliando a formação para a base do Sindicato. O Brasil está doente, o fascismo saiu do esgoto e está fazendo opinião nas redes digitais, fazendo a cabeça das pessoas, com desinformação, preconceitos, mentiras, disseminando o ódio e a maldade”, afirma a presidenta do SEEB/SE.

Programação

Da programação, as ‘Concepções Sindicais’ e ‘Como fazer Análise de Conjuntura’ serão abordadas pelo diretor Executivo da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB) do Estado de Minas Gerais, Adelmo Rodrigues vai abordar sobre ‘Concepções Sindicais’ e ‘Como fazer Análise de Conjuntura’. Adelmo Rodrigues.

O ‘Economia e Sociedade’ terá como facilitador o bancário sergipano e militante social, Durand Noronha. Durand é bacharel em Direito, membro da CEBRAPAZ e ACJM/SE.

Por Déa Jacobina Ascom do SEEB/SE