Servidores do INSS em greve fazem manifestação no Rio

Cerca 150 servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) participam de uma manifestação desde as 7 horas desta quarta-feira, 1º, no centro do Rio de Janeiro. O protesto faz parte do Dia Nacional de Luta dos Servidores do INSS que visa forçar o governo Lula a negociar. A categoria, em greve há 16 dias, reivindica, entre outros, 30 horas de jornada semanal, conquista obtida desde 1985, e o fim da avaliação de desempenho.

De acordo com o Sindisprev-Rio, os manifestantes foram agredidos com gás de pimenta pela polícia militar durante a manifestação, em frente à Gerência Centro do Instituto, na Rua Pedro Lessa, Centro. De acordo com a assessoria do sindicato, os manifestantes continuam no local.

Paralisações

Das 1.110 Agências da Previdência Social do país, 1.099 abriram nesta terça-feira, 30, segundo informações do Ministério da Previdência Social. Em 912 unidades o atendimento foi normal; em 187, parcial – pelo menos um servidor parado -, e oito APS ficaram totalmente fechadas por causa da paralisação. Três unidades não enviaram informações e em dois municípios foi feriado. Os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) atenderam hoje a 149.026 segurados. Os dados foram apurados até as 17h.