Sem categoria

Rumo ao 3º Congresso, CTB inicia os trabalhos de seu 1º Conselho Nacional

Mais de 300 delegados, vindos de todo o país, acompanharam nesta quinta-feira (28), na cidade de Atibaia (SP), a abertura dos trabalhos do 1º Conselho Nacional da CTB. Após a realização de plenárias nos 27 estados brasileiros, os cetebistas deram início aos debates que marcarão o começo de uma nova etapa na história da Central, com desafios mais amplos, rumo ao 3º Congresso, marcado para 2013.

 

O presidente da CTB, Wagner Gomes, abriu oficialmente os trabalhos, que se estenderão até o próximo sábado (30). Ele explicou que o objetivo principal do Conselho Nacional é fazer um balanço na perspectiva do avanço conquistado pela Central em sua curta trajetória. “Desde 2007, a CTB vem ganhando o respeito de todo o movimento sindical. Portanto, nossa discussão aqui – tanto sobre a conjuntura quanto sobre as questões internas – se dará a partir da análise de que esse foi um período vitorioso. Mas, evidentemente, nesse período a responsabilidade recai sobre todos nós aqui”, afirmou.

Wagner Gomes destacou também a disposição e organização demonstradas pelos cetebistas em todo o Brasil. “Se não fosse a militância de nossos companheiros rurais, marítimos, da CSC (Corrente Sindical Classista) e do SSB (Sindicalismo Socialista Brasileiro), não estaríamos aqui com um balanço positivo. Parabéns a todos pela vitória da construção da CTB, mas sabemos que estamos num período em que precisamos enfrentar novos desafios, que serão enfrentados com muita unidade, trabalho e avanço.

Se acharmos que a CTB está bem em seu atual estágio, ficaremos para trás. Nosso trabalho é analisar como podemos crescer ainda mais e sermos protagonistas do movimento sindical”, finalizou o presidente da CTB.

di_conselho_ctb_2011_07_28_b

Em seguida, coube à secretária de Formação e Cultura, Celina Áreas, a leitura do Regimento Interno do 1º Conselho Nacional. Seu conteúdo foi aprovado por unanimidade pelo plenário.

Mesa diretora e comissão de redação

Aprovado o Regimento, o secretário-geral Pascoal Carneiro tomou frente da cerimônia de abertura. Ele propôs a constituição de uma Mesa Diretora para os três dias de trabalhos, composta pelos seguintes nomes, aprovados por unanimidade pelo plenário:

Wagner Gomes – presidente
Pascoal Carneiro – secretário-geral
Salaciel Vilela – secretário-geral adjunto
Márcia Machado – vice-presidente
Raimunda Gomes (Doquinha) – secretária da Mulher Trabalhadora
Severino Almeida – secretário de Relações Internacionais
Vilson Luiz – secretário de Finanças
Gilda Almeida – secretária adjunta de Finanças
Adilson Araújo – presidente da CTB-BA

Por fim, o secretário-geral da CTB propôs também a constituição de uma comissão de redação para receber e aplicar quaisquer emendas, substituições e incorporações que vierem a ser feitas sobre o texto-base do Conselho, composta pelos nomes abaixo:

Nivaldo Santana – vice-presidente
Vicente Selistre – vice-presidente
Celina Áreas – secretária de Formação e Cultura
Renan Arraes – assessor jurídico

Após a aprovação da comissão de redação, também por unanimidade, Pascoal Carneiro reafirmou que a Mesa Diretora e a comissão de redação estarão disponíveis a todos os delegados durante todo o Conselho. “Estaremos à disposição para que toda contribuição seja discutida e analisada pelo Plenário”, sustentou.

Confira abaixo o restante da programação do 1º Conselho Nacional:

Sexta-feira – 29 de julho

9h – 12h: Reinício dos trabalhos

14h: Discussão em plenário

19h: Atividade cultural

Sábado – 30 de julho

9h: Trabalho em plenário

12h: Deliberação e encerramento

Fernando Damasceno – Portal CTB

Compartilhar: