Rio Maria/PA: CTB participa da 10ª Conferência de Saúde

Publicado 15/04/2019
Os dirigentes da CTB Pará, Cleber Rezende e Márcia Pinheiro, presidente e diretora, respectivamente, participaram da 10ª Conferência Municipal de Saúde de Rio Maria, no sul do Pará, situada aproximadamente 900 km da capital, Belém, que ocorreu nos dias 11 e 12 de abril de 2019, no salão paroquial da igreja católica Nossa Senhora da Aparecida. O evento foi uma realização da Prefeitura de Rio Maria, coordenado pela Secretaria de Saúde e Conselho Municipal de Saúde.
No ato de abertura, dia 11/04 às 19h, da conferência as autoridades locais e estaduais compuseram uma mesa de solenidade, presidida conjuntamente pelo secretário de saúde, Wanderley Milhomem (PCdoB) e a presidenta do Conselho, Marlete Alves, contando com a participação de vereadores e secretários municipais, do vice-prefeito José Soares, o Zezinho, a representante do Conselho Estadual de Saúde (CES/PA), a médica veterinária Dra Ana Patrícia Bittencourt, o presidente da CTB/PA Cleber Rezende, entre outras autoridades e uma grande plateia de mais de 500 participantes.
A conferência teve como tema principal “Democracia e Saúde”, subdividida em eixos “Saúde como Direito”, a “Consolidação dos Princípios do Sistema Único de Saúde” e o “Financiamento do SUS”, objetivando a avaliação e construção de diretrizes para a formulação da política de saúde local, estadual e nacional.
A Conferência em Rio Maria teve como palestrantes Dra Ana Patrícia da Gama Bittencourt, do CES/PA, Cleber Rezende, presidente da CTB/PA, Domingas Alves, da 12ª regional de Saúde/SESPA e o Dr. Pedro Anaisse, diretor geral do Hospital Regional do Araguaia. As propostas aprovadas em plenária serão encaminhadas para a 16ª Conferência Nacional de Saúde, que se realizará entre os dias 4 e 7 de agosto, em Brasília.
O secretário de Saúde, Wanderley Milhomem, destacou a importância da participação da comunidade e que “é um direito de cidadania, garantido pela Constituição Federal e que a discussão em conjunto visa à melhoria do atendimento à população”, pontuou Milhomem, ressaltando que foram realizadas a pré-conferência e mais 04 plenárias nos bairros mais populosos da cidade, antecedendo o evento final.
Cleber Rezende, destacou que o secretário Wanderely Milhomem, a presidenta do Conselho, Marlete Alves e o Prefeito Paulinho, estão de parabéns por “realizar a maior conferência de saúde da 12ª regional, que é composta de 15 municípios”, e que “Saúde como Direito”, tema abordado pelo presidente da CTB/PA, “é garantir o acesso com qualidade e dentro do tempo necessário a necessidade do usuário do SUS”, e que o “SUS é um patrimônio do povo brasileiro e que devemos defende-lo, bem como defender a seguridade social, que é o tripé da saúde, assistência e da previdência social”. Portanto, devemos “dizer não a reforma da previdência de Bolsonaro, contra sua capitalização e desconstitucionalização”, finalizou Rezende.