Perdeu a aula inaugural da Escola da CTB? Assista ao dr. Arouca na íntegra, em HD

Na última quarta-feira (5), a CTB inaugurou sua Escola Nacional de Formação, celebrando a data com uma aula inaugural do dr. José Carlos Arouca, juiz desembargador do Trabalho. Arouca abordou o tema “Repensando o Sindicato nos Momentos Atuais”, homônimo a um de seus livros.

Arouca fez uma abordagem historiográfica do movimento sindical brasileiro. Falou sobre a formação das entidades laborais e sobre a relação delas com o governo Vargas e a ditadura civil-militar, antes de entrar na questão do desmonte dos direitos sociais promovido pelo governo Temer.

Você pode assistir à aula completa do dr. Arouca abaixo, gravada em alta resolução:

A aula inaugural serve como introdução ao tema do primeiro curso da Escola Nacional, intitulado “Direito Coletivo e Individual do Trabalho, do Manifesto Comunista à Atualidade”. Ele será dirigido aos sindicalistas e aos dirigentes sindicais de entidades filiadas à CTB, e subsidiará os participantes para que encontrem uma saída para a crise econômica e política atual.

Os interessados em participar do curso podem se inscrever aqui mesmo, no Portal CTB, através deste formulário digital.

“[A criação da Escola] é algo que deveria ser adotado também pelas demais centrais, pelas confederações e pelas entidades sindicais. Tem que debater tudo, e debater de forma aberta, para preparar [os trabalhadores] para avançar no futuro”, avaliou o dr. Arouca, durante entrevista concedida ao Portal CTB. “No futuro próximo, nós teremos um novo Congresso, e um novo presidente, por certo um presidente melhor. Precisamos estar prontos para revogar essa legislação de exceção! Nem no tempo da ditadura nós tivemos coisa pior (no campo trabalhista)”, avaliou.

A programação do primeiro curso segue abaixo:

Curso “Direito Coletivo e Individual do Trabalho, do Manifesto Comunista à Atualidade”

Local: Sindicato dos Marceneiros de São Paulo
R. das Carmelitas, 149 – Centro, São Paulo – SP, 01020-010
Horário: 19h às 21h30

Primeira aula: 17/07/17
Tema: “Os precursores do Movimento Sindical e o Manifesto Comunista como origem do Direito do Trabalho”, com o jornalista Osvaldo Bertolino, da Fundação Mauricio Grabois, e o advogado Renan Arrais.

Segunda aula: 24/07/17
Tema: “Mercado de trabalho no mundo capitalista”

Terceira aula: 31/07/17
Tema: “Consequência da Reforma Trabalhista para os sindicatos – Aspectos Coletivos e individuais”