NOVEMBRO PELA VIDA: pela aprovação do PL 4471!

O Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), em parceria com diversas instituições e com movimentos da sociedade civil que apóiam a vida da juventude brasileira lança a campanha NOVEMBRO PELA VIDA!

A ideia é promover a valorização da vida de jovens, em especial negros e negras. Por esta razão, é urgente a aprovação do Projeto de Lei 4471/2012, que tramita atualmente no Congresso propondo o fim dos “autos de resistência”.

Este projeto propõe a alteração do Código de Processo Penal e prevê a investigação das mortes e lesões corporais cometidas por policiais durante o trabalho. Atualmente estes casos são registrados pela polícia como resistência seguida de morte e grande parte deles não é investigada.

Esta medida administrativa foi criada no período da ditadura militar para legitimar a repressão policial da época e segue sendo usada até hoje. A aprovação do PL é em defesa da vida e pela apuração adequada dos casos de violência policial.

A juventude negra quer viver. Para vivermos numa sociedade justa e segura, é necessário que a cultura da violência não seja naturalizada, muito menos institucionalizada. O Conjuve deseja que os bons policiais estejam nas ruas exercendo sua função profissional e social também com segurança. E que a população jovem, moradora de periferia, possa viver livre da violência e da criminalização.

Lutar pela vida digna em coletividade é um caminho possível. Faça parte você também dessa campanha, ajude a divulgar! Apoie a vida da nossa juventude! Apoie a aprovação do PL 4471!