Negociação da safra de fumo finalmente vai ser retomada no Sul

A Comissão Representativa dos Fumicultores esteve reunida na quinta-feira (9), na sede da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), para definir os novos rumos para a retomada da negociação do preço do tabaco para a safra 2013/2014, interrompida em dezembro do ano passado.

De acordo com o presidente da Afubra, Benício Albano Werner, a atual safra poderá sofrer grandes perdas em algumas regiões produtoras, principalmente na região dos Vales, mas com relação à qualidade, está normal, observa. Ao final da reunião ficou acertado que as entidades retomarão a negociação com as empresas nos dias 23 e 24 de janeiro. “Esperamos que até esta data as indústrias apresentem notícias positivas para os fumicultores”, projeta Werner.

Pela manhã, a Comissão Estadual do Fumo da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag-RS) se reuniu na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Cruz do Sul. O vice-presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, alerta os fumicultores que não tenham pressa em comercializar a safra. “Vamos aguardar até as próximas semanas, pois acreditamos em melhores preços após a negociação com as fumageiras”, justifica Joel.

Os trabalhadores rurais são representados pela Afubra, Fetag-RS, Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc) e Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (Fetaep), os patrões pela Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) e Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep).

Fonte: Fetag-RS e Afubra