Mulheres debatem discriminação na 11ª Conferência dos Direitos Humanos

A Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM) e o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher promovem nesta terça-feira (16), um evento sobre a trajetória de luta por direitos das mulheres no Brasil e na comunidade internacional. A iniciativa ocorre como parte 11ª Conferência Nacional dos Direitos Humanos (11ª CNDH),que será aberta nesta segunda (15), em Brasília, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e prossegue até o dia 18.

A programação da SPM e do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher começa com o lançamento do Banco de Imagens e Memória e site Mulheres e Movimentos, criado pela fotógrafa Cláudia Ferreira. O conteúdo registra a ação contestatória e irreverente dos movimentos feminista e de mulheres no Brasil, desde os anos 1980.

Na seqüência, será lançado o vídeo-documentário "O X da Questão". O filme revela pensamentos, atitudes e falas de mulheres que fazem a diferença na luta pelos direitos humanos. Após a exibição, haverá roda de conversa com as participantes do documentário. Em debate, as relações de gênero, eqüidade, igualdade e enfrentamento a todas as formas de discriminação.

A 11º CNDH ocorre em comemoração aos 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e aos 20 anos da Constituição Federal. Com o tema "Democracia, Desenvolvimento e Direitos Humanos: Superando as Desigualdades", a Conferência tem como objetivo a revisar e atualizar o Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH), num processo pautado entre o governo federal e a sociedade civil.

A abertura do evento aconteceu nesta segunda-feira (15), às 14h, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, com a presença, além do presidente Lula, de mais de mil delegados eleitos em todos os estados brasileiros. O encontro prossegue até quinta-feira (18), com encerramento às 19h.

Sob coordenação tripartite da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, da Comissão de Direitos Humanos da Câmara (CDH) e do Fórum de Entidades Nacionais de Direitos Humanos, a conferência vai abordar os direitos humanos de forma a integrar suas múltiplas dimensões, quer sejam os direitos civis e políticos, quer sejam os econômicos, sociais, culturais e ambientais.

FEEB