Ministra espanhola se reúne com Lula e dirigentes das centrais sindicais brasileiras

Vice-presidenta do governo da Espanha e Ministra do Trabalho e Economia Social da Espanha, Yolanda Díaz teve encontro com dirigentes das centrais sindicais brasileiras na sede da Fundação Perseu Abramo.

Em visita ao Brasil, Díaz discutiu com dirigentes das centrais sindicais brasileira a reforma trabalhista feita na Espanha. Mostrou como o governo coordenou um longo processo de diálogo social entre as duas Centrais Sindicais do país (CCOO e UGT) e a representação dos empresários.

Abriu a reunião destacando a centralidade do sindicalismo no fortalecimento da democracia. Defendeu o diálogo social como espaço de negociação e pactuação das mudanças normativas no mundo do trabalho e também abordou o desafio de gerar proteção trabalhista e previdenciária para os trabalhadores mediados por aplicativos e plataformas.

Na quarta-feira, 30, Díaz esteve com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Rio de Janeiro. Estiveram também presentes os dirigentes sindicais Adilson Araújo (CTB), Sergio Nobre (CUT), Miguel Torres (FS), David Zaia (UGT), Oswaldo Augusto de Barros (NCST), Nilza Pereira (Intersindical Central), Emanuel Melato (Intersindical Instrumento de Luta).