Metroviários de cinco estados e do DF participarão do protesto de 11 de julho

Metroviários de São Paulo, do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Sul, de Minas Gerais e de Pernambuco e do Distrito Federal (DF) decidiram na úçtima quarta-feira (03) participar “ativamente” das manifestações e paralisações convocadas pelas centrais sindicais e movimentos sociais para o dia 11 de julho. A reunião ocorreu na sede da Federação Nacional dos Metroviários (Fenametro), em São Paulo.

Os sindicatos dos metroviários de cada estado vão decidir, em assembleias a partir desta quinta-feira (04), qual será a forma de manifestação : paralisação total, parcial ou atos públicos. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, as assembleias ocorrerão no final desta tarde; no Rio Grande do Sul, ocorrerá na próxima sexta-feira (05), às 15 horas. Os demais estados e o DF farão assembleia no dia 10 de julho.

Bandeiras

A pauta do protesto dos metroviários pede redução da tarifa do transporte público, “rumo à tarifa zero”; mais investimentos dos governos para garantir metrô e trem públicos, estatais e de qualidade; o fim de toda forma de privatização, concessões e terceirizações no transporte público e o fim da estadualização da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb) e da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), que operam metrôs e trens em diversas capitais.

Os metroviários também pedem o fim do fator previdenciário; mais investimentos em saúde, educação e moradia e redução da jornada de trabalho sem redução de salário.

Portal CTB com Agência Brasil