Marisa Alves destaca papel do Festival Nacional da Juventude Rural

Todos os caminhos levarão mais de 5 mil jovens rurais do país à Brasília, entre 25 e 27 de abril. É o 4º Festival Nacional da Juventude Rural, que será realizado no Parque da Cidade e tem o tema “Semeando Resistência e Cultivando um Mundo Novo”. Coordenado pela Secretaria Nacional de Jovens da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag), o festival debaterá caminhos para reverter o desmonte das políticas públicas da juventude, da agricultura familiar, do meio ambiente e dos direitos humanos. Além de fortalecer a diversidade cultural no Brasil e trocar experiências e conhecimentos.

Segundo a secretária de Juventude da CTB Bahia e presidenta do STR de Piatã, Marisa Alves, a Central atuou com a Fetag-BA na mobilização da juventude rural baiana para levar a nossa baianidade e fazer bonito. “O festival trata de pautas e políticas públicas direcionadas aos jovens agricultores e agricultoras rurais. Mas, a voz dele ecoa por todas as áreas trabalhistas, demonstrando a força e a garra que os jovens têm para buscar melhorias na vida, refletindo a organização e garra que possuem. Teremos jovens sindicalistas de todos os campos de trabalho em Brasília, em busca de troca de saberes e união para vencer as dificuldades”, afirma.

A Contag relata que, no meio rural brasileiro, existem 6,7 milhões de jovens entre 16 e 32 anos, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD/IBGE) de 2020. A juventude agricultora familiar é a garantia de alimentação saudável agora e no futuro. Sem sucessão rural, não haverá produção de mais de 70% dos alimentos que consumimos diariamente.

Para a entidade, a falta de políticas públicas, principalmente as de educação e de acesso à internet no campo, contribuem para que jovens desistam de viver no meio rural. Segundo dados da PNAD/IBGE, desde 2018, mais de 800 mil jovens migraram do campo para a cidade. “É urgente trazer para o centro do debate a importância dos/as jovens rurais para a segurança e soberania alimentar e nutricional de nosso País. E esse é um dos objetivos do 4º Festival Nacional da Juventude Rural”, destacou a secretária de Jovens da Contag, Mônica Bufon.

Programação

Além dos debates políticos, os participantes terão apresentações culturais, mostra da produção da juventude rural, dezenas de oficinas formativas e uma caminhada pela Esplanada dos Ministérios onde serão visibilizadas as reivindicações da juventude do campo, da floresta e das águas.

Mônica Bufon destaca que os jovens rurais defende uma maior participação política da juventude, a preservação e recuperação do meio ambiente, o incentivo à agroecologia, a educação do campo, a geração de trabalho e renda, o respeito às diversidades, fortalecimento da comunicação popular, o acesso a tecnologias de informação e comunicação no campo e pela reconstrução das políticas públicas para o fortalecimento da agricultura familiar e sucessão rural.

A pauta da juventude rural da Contag foi entregue ao governo Lula no dia 30 de março e tem seis eixos: Democracia e Participação Popular; Trabalho, Produção Sustentável e Renda; Agricultura Sustentável e Resiliência às Mudanças Climáticas; Saúde; Educação do Campo; e Esporte, Cultura e Lazer. Informações da CTB-BA, Contag e Fetag-BA.