Lula sobe 2 pontos e pode resolver a parada já no primeiro turno, indica Ipec

O Palácio do Alvorada começou a semana atormentado pela insônia. A última pesquisa do Ipec (ex-Ibope), divulgada na noite de segunda-feira (13) pela Rede Globo, deve ter subtraído o sono de Jair Bolsonaro.

Segundo o levantamento, o ex-presidente Lula, que tinha 44% das intenções de voto na pesquisa anterior, realizada em 5 de setembro, atingiu 46%. Jair Bolsonaro (PL), por sua vez, ficou estagnado com os mesmos 31% que já tinha registrado na pesquisa anterior.

Ciro Gomes (PDT), por sua vez, caiu um ponto e marca 8%, enquanto Simone Tebet (MDB) manteve o índice de 4% das intenções de voto. A inviabilidade da Terceira Via parece consolidada, assim como a tendência de migração de votos em busca do voto útil. A única função das candidaturas de Ciro e Tebet, a esta altura, é contribuir para a esperança de um segundo turno alimentada pelo Clã Bolsonaro.

Com os novo números, Lula atinge 51% dos votos válidos, isto é, desconsiderando os brancos e nulos, e neste cenário liquidaria o pleito já no primeiro turno.

Confira os números das intenções de votos totais

Lula (PT): 46%

Jair Bolsonaro (PL): 31%

Ciro Gomes (PDT): 7%

Simone Tebet (MDB): 4%

Felipe d’Avila (Novo): 1%

Soraya Thronicke (União Brasil): 1%

Não sabe/não respondeu: 4%

Veja os índices de intenções de votos válidos

Lula (PT): 51%

Bolsonaro (PL): 35%

Ciro (PDT): 8%

Tebet (MDB): 4%

Felipe d’Avila (Novo): 1%

Soraya Thronicke (União Brasil): 1%

Segundo turno

A pesquisa Ipec também simulou um eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro. O petista ganhou um ponto com relação ao levantamento anterior do instituto e venceria com 53%, contra 36% do atual presidente, que manteve o índice da última pesquisa.

O instituto realizou 2.512 entrevistas em 158 municípios brasileiros entre os dias 9 e 11 de setembro. Já reflete os efeitos do 7 de setembro, que aparentemente não beneficiaram o líder do neofascismo brasileiro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.