Juventude rural debate educação no campo

Cerca de 150 jovens participaram, na última sexta-feira (20), do 3º Festival da Juventude Rural do Mato Grosso, que ocorreu no Centro de Treinamento e Estudos Sindical Rural (Centresir).

Os festivais, que são uma tradição da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e suas federações, aconteceram no último fim de semana em diversas regiões do país, que neste ano tiveram como tema principal a educação no campo.

A secretária de Jovens Trabalhadores Rurais da Contag, Mazé Morais explica que “Os Festivais da Juventude Rural são fruto da criatividade e ousadia desses jovens. É um momento onde eles chamam atenção do MSTTR, do governo e da sociedade civil para sua cultura no campo e suas necessidades para continuar vivendo nesse espaço com dignidade”.

Na avaliação do secretário nacional da Juventude Trabalhadora da CTB, Vitor Espinoza, que participou, no Mato Grosso,  estes festivais são uma oportunidade para trocar experiências e debater a realidade da juventude rural.

Ele destacou ainda iniciativas para a juventude trabalhadora como o curso técnico em agropecuária, que é um convênio entre a Secitec, Fetagri-MT e Serviço Nacional da Aprendizagem Rural (Senar-MT), as aulas são ministradas no Centresir.

Portal CTB, com informações da Contag