Juventude cetebista analisa avanços em 2013

A juventude da CTB participou, em 2013, de diversas atividades nacionais e internacionais que fortaleceram a relação dos jovens com o sindicalismo e ampliará as lutas no próximo ano.

Em fevereiro, integrou a primeira Plenária Nacional Unificada da Jornada de Lutas da Juventude, momento em que ocorreu o debate que deu origem ao manifesto da atividade. No mesmo mês, a seção estadual da Central no Piauí fundou um coletivo.

Já no mês de março, atuou no Congresso da Contag e na marcha das centrais sindicais em Brasília. Nos meses de abril e maio foram realizados encontros estaduais preparatórios para o 3º Congresso Nacional da Central e também para o 2º Encontro Nacional da Juventude realizado em junho – mesmo mês do Congresso da UEE.
Em julho, a juventude comemorou a aprovação do Projeto de Lei 232/2007, que destina 75% dos royalties do petróleo para a educação no mês seguinte foi sancionado o Estatuto da Juventude, em Brasília.

Novembro foi marcado pelo 2º Encontro Regional de Jovens da Federação Sindical Mundial (FSM) do Cone Sul, no Uruguai e fechamos o ano com a participação da CTB no XVIII Festival Mundial da Juventude e Estudantes, no Equador.

Em 2014, cabe a nós classistas, investirmos no coletivo desta área e aperfeiçoarmos nossa participação para sermos protagonistas das mudanças nas relações da Juventude Trabalhadora.

Vitor Espinoza
Secretário da Juventude Trabalhadora