Jovem quase é impedido de dar um prato de comida a uma criança em shopping; assista

Publicado 13/06/2018
“Algumas vezes a solidariedade vence a insanidade tão presente no Brasil do golpe de 2016”, diz Vânia Marques Pinto, secretária de Políticas Sociais da CTB. Esse é o caso do fato ocorrido no Shopping da Bahia em Salvador, na segunda-feira(11), véspera do Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil.
Tudo aconteceu na praça da alimentação do shopping, onde um segurança fez o que sempre fazem os seguranças e tentou impedir o jovem Kaique Sofredine de pagar almoço para um “menino de rua”. A cena foi filmada e o vídeo já se aproximava (até o fechamento desta matéria) dos 15 milhões de visualizações na página de Facebook de Sofredine.
Após a repercussão negativa, a direção do shopping divulgou uma afirmando que “reforçamos que nossa operação atua em alinhamento com órgãos de defesa dos direitos humanos, como o Conselho Tutelar e o Juizado de Menores. O empreendimento reforça ainda que, em seus 42 anos de história, sempre teve orgulho de manter uma relação de proximidade e respeito com seus clientes, valorizando a cultura e o povo da Bahia”.
Assista a bela atitude de Kaique Sofredine no Shopping da Bahia, em Salvador
Episódios de discriminação de crianças em situação vulnerável não é novidade. Chama a atenção a atitude do jovem e os milhares de comentários em seu apoio. “Por que ele não vai comer?”, pregunta o rapaz. “É um ser humano como outro qualquer”, complementa. “Eu queria ver se fosse seu filho na rua passando fome”.
Para a sindicalista baiana, “a atitude do rapaz e de quem filmou tudo é altamente louvável para ver se mudamos a mentalidade desses trabalhadores que são treinados para defender o patrimônio sem se importar com a pessoa”.
Vânia acredita que o segurança em questão agiu de forma padrão. “Vivemos um momento de crescimento da violência e do ódio de classe. O aprofundamento da crise poderá trazer à tona muitas ações como a desse menino e a segurança sempre agirá para reprimir”.
Muito importante, de acordo com a trabalhadora rural, “é valorizarmos as boas atitudes como a desse jovem”. Para ela, “a eleição deste ano contará com dois componentes a serem conquistados: acabar com a miséria e a volta da democracia”.
Marcos Aurélio Ruy – Portal CTB