CTB convoca funcionalismo para XI Congresso da UIS – Serviço Público

Será realizado nos dias 28 e 29 de junho deste ano, em Brasília, o XI Congresso Internacional no Brasil, nos dias 28 e 29 de junho de 2009. Inscrições prévias podem ser feitas com a Coordenação até a abertura do evento. Será um momento onde os trabalhadores dos Serviços Públicos Mundiais irão conclamar a unidade de todos os trabalhadores frente à crise mundial do imperialismo

A União Internacional de Sindicatos de Trabalhadores em Serviços Públicos é uma organização soberana, democrática, que busca incluir os trabalhadores do setor público, de todos os países, sem nenhuma discriminação de raça, nacionalidade, política, filosófica e de convicção religiosa.

A UIS Serviços Públicos se identifica com as diretrizes e orientações da Federação Sindical Mundial – FSM, mantém-se filiada a ela, preservando sua autonomia de ação e de articulação nos seus objetivos e finalidades;  enquanto organização internacional de trabalhadores e trabalhadoras, busca preservar a sua independência em relação a governos, empregadores e partidos políticos, respeitando as opções e as relações que são estabelecidas pelas suas organizações afiliadas.

A CTB, como filiada à FSM e uma das entidades anfitriã deste encontro no Brasil, convoca as entidades dos Trabalhadores do Serviço Público a participar desde momento histórico do funcionalismo público mundial.

A afiliação de uma organização sindical à UIS – Serviços Públicos deve contribuir para fortalecer a autonomia destas entidades, mediante o respeito à soberania de todos as entidades sindicais, como base numa ampla e sólida unidade internacional, para o enfrentamento das políticas de desmonte dos serviços públicos, orquestradas e praticadas por governos e monopólios de caráter imperialista, antinacionais e contrários à organização sindical dos trabalhadores.

Por isto, a UIS – Serviços Públicos convoca e conclama uma ampla unidade de todos os trabalhadores e trabalhadoras, através das suas organizações sindicais, em especial as entidades sindicais do setor público, não só para a realização de um grandioso XI Congresso Internacional no Brasil, nos dias 28 e 29 de junho de 2009, em Brasília – DF. Principalmente, para que sejamos capazes de aproveitar as grandes oportunidades que se abrem com a crise geral do capitalismo para avançarmos na conquista de mais direitos, melhor distribuição de renda e mais justiça social, com respeito à independência e soberania das Nações.

Só a nossa unidade, com respostas concretas à crise mundial, será capaz de imprimir alternativas democráticas e progressistas, no interesse maior dos povos e das Nações, para derrotar, de vez, o moribundo modelo neoliberal que tantos males causou aos trabalhadores em todo o mundo. O XI Congresso da UIS – Serviços Públicos reunirá representantes de entidades sindicais de servidores públicos de países de todos os continentes, com o objetivo de reafirmar a necessidade de serviços públicos de qualidade para superar os efeitos da crise mundial do imperialismo.

Neste momento, torna-se necessário o fortalecimento das ações do Estado, mas que estas não se reduzam à transferência pura e simples de recursos públicos para salvar bancos e monopólios, que usam dinheiro estatal para demitir trabalhadores, pagar altíssimas gratificações aos seus altos executivos ou aprofundar a exploração do povo mediante a prática de juros abusivos. O que defende a UIS – Serviços Públicos é a firme retomada do papel do Estado como agente do desenvolvimento e do crescimento econômico, o que implica em investimentos público nos setores essenciais, na valorização de trabalhadores e trabalhadoras, na geração de emprego e renda com maior participação social.

Temário do Congresso

– A realidade dos serviços e servidores públicos no plano mundial;
– Estratégia de luta e planos de ação;
– Novo Estatuto e Declaração Internacional da União Internacional dos Servidores Públicos;
– Eleição do Comitê Diretivo e do Secretariado da UIS-Serviços Públicos.

Normas do XI Congresso

•    O Congresso Internacional se desenvolverá de acordo com este programa.
•    Cada delegação disporá de até oito minutos para apresentar sua intervenção.
•    Haverá tradução simultânea nos idiomas: português, espanhol, inglês e francês.
•    Os gastos de viagem dos delegados serão cobertos por suas organizações.
•    Gastos com hospedagem e alimentação dos inscritos ao XI Congresso, nos dias 28 e 29, serão de responsabilidade da Comissão Organizadora.
•    Cada organização será representada por até dois delegados/as.
•    Nas sessões do Congresso cada delegação contará com dois votos.
•    Nas sessões de deliberação sobre Estatuto da UIS e Eleição só poderão votar delegados credenciados por entidades filiadas à UIS – Serviços Públicos até o dia 28 de junho de 2009.
•    Será cobrada taxa de inscrição para o Congresso no valor de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais) para cada um dos delegados inscritos.
•    Convidados, assessores e observadores pagarão taxa de inscrição de R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais).

Inscrições e Informações

As inscrições ao XI Congresso da UIS – Serviços Públicos podem ser feitas até abertura do Congresso, no dia 28 de junho de 2009, mediante depósito na Caixa Econômica Federal: Agência 4.147 – Operação 022 – Conta 171-2. Os que fizerem até a abertura, farão o pagamento direto à Coordenação do Congresso em Brasília.

O depósito deve ser comunicado à Comissão Organizadora: [email protected] ou [email protected] É necessária a inscrição prévia até o dia 28 de junho para fins de hospedagem. O comprovante do depósito da inscrição deve ser apresentado no ato do credenciamento, nos dias 27 e 28 de junho.

Outros contatos podem ser feitos pelos telefones: 61-332-10288 ou 3321-1408 e 61 3226- 4000 ou ainda 61-9277-3844

Direção Postal: SCS – QUADRA1- Bloco K – Primeiro Andar Edifício DENASA – Asa SUL – Brasília-DF- BRASIL – CEP: 0398-900.

Sindicalistas da CTB

A CTB, que vai estar presente no Congresso da UIS, está convocando uma reunião de servidores públicos para 27 de junho, sábado, a partir das 14h, véspera do congresso, em sua sede no Distrito Federal, situada no Edifício Venâncio V – CONIC – 4º andar, sob coordenação da companheira Fátima Reis, Diretor de Servidores Públicos da CTB/Brasil e João Paulo Ribeiro, da Fasubra Sindical entre outros.