Guru dos Bolsonaro preso por desviar 1 milhão de dólares de eleitores de Trump em esquema que usou empresa de fachada; íntegra da acusação

O ministro da Justiça do Bolsonaro já entrou com o pedido de habeas corpus do Steve Bannon? Margarida Salomão, deputada federal (PT-MG)

Líderes da campanha online de arrecadação de fundos ‘We Build The Wall’ acusados de fraudar centenas de milhares de doadores

Da Promotoria do Distrito Sul de Nova York

Brian Kolfage, Stephen Bannon e dois outros supostamente canalizaram centenas de milhares de dólares da organização para Kolfage; todos os quatro réus alegadamente lucraram com suas funções no esquema

Audrey Strauss, Procuradora em exercício dos Estados Unidos para o Distrito Sul de Nova York, e Philip R. Bartlett, Inspetor Responsável do Escritório de Campo de Nova York do Serviço de Inspeção Postal dos Estados Unidos (“USPIS”), anunciaram o indiciamento de BRIAN KOLFAGE, STEPHEN BANNON, ANDREW BADOLATO e TIMOTHY SHEA por seus papéis na fraude de centenas de milhares de doadores em conexão com uma campanha de crowdfunding online conhecida como “Nós Construímos o Muro”, que arrecadou mais de U$ 25 milhões. 

Os réus foram presos esta manhã. 

KOLFAGE será apresentado hoje perante a juíza Hope T. Cannon, no Distrito Norte da Flórida. 

BANNON será apresentado hoje no Distrito Sul de Nova York. 

BADOLATO será apresentado hoje ao juiz federal Thomas Wilson, no Distrito Central da Flórida. 

SHEA será apresentado hoje perante a juíza federal Kristen L. Mix, no Distrito de Colorado. 

O caso foi atribuído à juíza Analisa Torres, no Distrito Sul de Nova York.

A procuradora interina dos EUA, Audrey Strauss, disse: “Como alegado, os réus fraudaram centenas de milhares de doadores, capitalizando sua intenção em financiar um muro de fronteira para levantar milhões de dólares, sob o falso pretexto de que todo esse dinheiro seria gasto na construção. Enquanto asseguravam repetidamente aos doadores que Brian Kolfage, o fundador e rosto público do We Build the Wall, não receberia um centavo, os réus secretamente planejaram transferir centenas de milhares de dólares para Kolfage, que ele usou para financiar seu estilo de vida luxuoso. Agradecemos ao USPIS por sua parceria na investigação deste caso e continuamos dedicados a erradicar e processar as fraudes onde quer que as encontremos”. 

O inspetor encarregado Philip R. Bartlett disse: “Os réus supostamente se envolveram em fraude quando representaram falsamente o uso real dos fundos doados. Como alegado, eles não apenas mentiram para os doadores, mas planejaram ocultar sua apropriação indébita de fundos criando faturas e contas falsas para lavar doações e encobrir seus crimes, sem mostrar respeito pela lei ou pela verdade. Este caso deve servir como um aviso para outros fraudadores de que ninguém está acima da lei, nem mesmo um veterano de guerra deficiente ou um estrategista político milionário”.

De acordo com a acusação feita hoje no tribunal federal de Manhattan:

A partir de aproximadamente dezembro de 2018, BRIAN KOLFAGE, STEPHEN BANNON, ANDREW BADOLATO e TIMOTHY SHEA e outros orquestraram um esquema para fraudar centenas de milhares de doadores, incluindo doadores no Distrito Sul de Nova York, em conexão com uma campanha de crowdfunding online conhecida como We Build The Wall, que arrecadou mais de U$ 25 milhões para construir um muro ao longo da fronteira sul dos Estados Unidos. 


Em particular, para induzir os doadores a doar para a campanha, KOLFAGE repetidamente e falsamente garantiu ao público que ele “não pegaria um centavo em salário ou compensação” e que “100% dos fundos arrecadados serão usados na execução de nossa missão e propósito” porque, como BANNON declarou publicamente, “somos uma organização voluntária”. 

Essas afirmações eram falsas. 

Na verdade, KOLFAGE, BANNON, BADOLATO e SHEA receberam centenas de milhares de dólares em fundos de doadores da We Build the Wall, que cada um deles usou de maneira inconsistente com as representações públicas da organização. 

Em particular, KOLFAGE secretamente pegou para seu uso pessoal mais de U$ 350 mil em fundos que os doadores haviam dado para We Build the Wall, enquanto o BANNON, por meio de uma organização sem fins lucrativos sob seu controle, recebeu mais de U$ 1 milhão da We Build the Wall, que em parte usou para cobrir centenas de milhares de dólares em despesas pessoais.

Para ocultar os pagamentos da We Build the Wall para KOLFAGE, KOLFAGE, BANNON, BADOLATO e SHEA desenvolveram um esquema para encaminhar esses pagamentos por meio de organizações sem fins lucrativos e uma empresa de fachada sob o controle da SHEA, entre outras avenidas. 

Eles fizeram isso usando faturas falsas e arranjos de “fornecedores” fictícios, dentre outras maneiras, para garantir, como KOLFAGE observou em uma mensagem de texto para BADOLATO, que o pagamento permanecesse “confidencial”.

KOLFAGE, 38, de Miramar Beach, Flórida, BANNON, 66, de Washington, DC, BADOLATO, 56, de Sarasota, Flórida, e SHEA, 49, de Castle Rock, Colorado, são acusados ​​de conspiração para cometer transferência eletrônica fraudulenta e conspiração para cometer lavagem de dinheiro, cada uma delas com pena máxima de 20 anos de prisão.

As penas máximas estatutárias são prescritas pelo Congresso e são fornecidas aqui apenas para fins informativos, uma vez que qualquer sentença dos réus será determinada pelo juiz.