Greve dos caminhoneiros paralisou 80% da movimentação de cargas no Porto de Vitória

Categoria quer 26% de reajuste no valor do frete

A Companhia Docas do Espírito Santo (CODESA) afirma que a paralisação dos caminhoneiros autônomos do Estado está impactando seriamente a movimentação de contêineres e granéis sólidos no Porto de Vitória. Segundo a companhia, por causa da paralisação que começou no último dia 12 de maio, 80% da movimentação do Porto está paralisada.

Os caminhoneiros autônomos reivindicam 26% de reajuste no valor do frete. O Sindicam, sindicato que representa a categoria, informou que o ponto principal da paralisação é o frete baixo. A negociação dos caminhoneiros é diretamente com as empresas transportadoras. Segundo o Sindicam, para que o movimento termine, é necessário que as empresas aprovem a tabela que está em processo de alteração.
Os aumentos do diesel também estão impactando diretamente na vida dos caminhoneiros, disse o Sindicam. A Codesa informou que o Porto de Vitória não participa das negociações.

Porto de Vila Velha

Dois mil contêineres estão parados no Porto de Vila Velha, levando a uma fila de navios no mar. Três investimentos importantes para o setor energético do Estado: as termelétricas de Viana (Tevisa) e de Linhares em Povoação já estão sendo impactados. É que alguns contêineres com equipamentos para essas empresas estão parados no porto.

Fonte e foto: Em Dia ES