Sem categoria

Goiânia leva 15 mil às ruas contra o desmonte dos direitos trabalhistas e da aposentadoria

Mais de 15 mil manifestantes lotaram as ruas do centro de Goiânia no Dia Nacional de Paralisação contra a Reforma da Previdência, nesta quarta-feira (15). O ato contou com a presença de diversos sindicatos e centrais sindicais, trabalhadores do serviço público, da iniciativa privada, do campo e da cidade, gritaram Aposentadoria Fica, Temer Sai. Participaram ainda diversas entidades de luta pela terra, pela moradia, de estudantes e da juventude.

A concentração do ato aconteceu no coreto da Praça Cívica, onde diversas passeatas se uniram para seguir pela Avenida Goiás até a Praça do Bandeirante. Ao longo do percurso, os manifestantes gritaram palavras de ordem e dialogaram com a população goianiense acerca dos prejuízos que reforma da previdência do governo Temer trará, caso seja aprovada.

“Essa reforma é desumana e acaba com a possibilidade de milhões de trabalhadoras e trabalhadores de ter aposentadoria”, diz Ailma Maria de Oliveira, presidenta da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil em Goiás (CTB-GO). A manifestação foi organizada pelo Fórum Goiano contra a Reforma da Previdência. O Fórum, composto por diversas entidades sindicais, é coordenado pelo SINT-IFESgo e organiza e articula a luta dos trabalhadores em Goiás.

Além disso, foi elaborada uma campanha estadual contra a Reforma, que já está nos outdoors de Goiânia e do interior. “A atuação do Fórum é fundamental para unificar as nossas lutas”, complementa Oliveira. “Conseguimos atrair esse grande número na capitao goiana e em oturas cidades”, garante.

ctb go 15m ailma

Já o diretor do SINT-IFESgo e coordenador do Fórum, João Pires, acredita que a manifestação foi muito importante para o movimento de resistência ao desmonte da previdência e dos direitos trabalhistas. “Essa foi uma importante demonstração de força da classe trabalhadora. Através desse ato mostramos aos(às) parlamentares e a esse governo golpista e corrupto a reposta do povo goiano à essa reforma que só vem para tirar os nossos direitos”, diz.

Pire desmente ainda a informação divulgada pelo governo acerca do déficit da previdência social no Brasil. “É uma falácia. O problema da previdência no país está na Desvinculação de Receitas da União, que tira recursos da seguridade social para aplicar em outras áreas. O que o governo quer é colocar a previdência nas costas dos trabalhadores enquanto alivia as grandes empresas sonegadoras de impostos”.

Enquanto Oliveira, ressalta a grande unidade de ação das centrais sindicais e dos movimentos sociais. “Todos os envolvidos estão de parabéns. Conseguimos realizar um dos melhores no estado e isso só foi possível graças a unidade na luta contra os retrocessos. Além de Goiânia, conseguimos promover atos em várias cidades do interior” enfatizou

No interior

Goiânia não foi o único palco de insatisfação contra a reforma da previdência no estado. Em Anápolis, cerca de 3 mil manifestaram o seu descontentamento com a proposta do governo Temer. Em Jataí, Itumbiara e Catalão também ocorreram manifestações.

Portal CTB com SINT-IFESgo