General Braga Neto será convidado a depor na CPI da covid

Comissão da Câmara aprova convite para ouvir Braga Netto sobre resposta das Forças Armadas a Aziz. Na semana passada, após presidente da CPI ter mencionado envolvimento de ‘lado podre’ das Forças em ‘falcatruas’, ministro da Defesa e comandantes escreveram que não aceitariam ‘ataque leviano’. Resposta foi vista como ‘intimidação’

Por Luiz Felipe Barbiéri, G1 — Brasília

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara aprovou nesta terça-feira (13) um requerimento para ouvir o ministro da Defesa, Braga Netto, sobre a nota oficial divulgada pelas Forças Armadas após declarações do senador Omar Aziz (PSD-AM), presidente da CPI da Covid, a respeito do suposto envolvimento de militares em irregularidades no combate à pandemia.

O requerimento originalmente previa a convocação do ministro, o que o obrigaria a comparecer ao colegiado. O documento acabou transformado em convite após acordo entre os parlamentares, o que não obriga a presença de Braga Netto. O procedimento é praxe entre os deputados, desde que o ministro se comprometa a comparecer e prestar os esclarecimentos.

Semana passada, na CPI, Aziz disse que há muito tempo o país não via tantos membros do “lado podre” das Forças envolvidos em “falcatruas”, numa referência aos militares ouvidos pela CPI por suspeitas de irregularidades na compra de vacinas.

Na resposta, o ministro e os comandantes das Forças disseram que “não aceitarão qualquer ataque leviano às Instituições que defendem a democracia e a liberdade do povo brasileiro”. Os termos foram vistos pela CPI como tentativa de intimidação.

Para o deputado Elias Vaz (PSB-GO), autor do requerimento, a nota das Forças é uma uma forma de “intimidação” não só ao senador Omar Aziz, como ao Congresso.

“Inclusive esta Comissão tem fiscalizado claros indícios de irregularidades envolvendo as Forças Armadas, em processos licitatórios”, escreveu o parlamentar.

“É fundamental o comparecimento do Ministro da Defesa, à Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, na Câmara dos Deputados, para prestar os devidos esclarecimentos com a maior brevidade possível”, concluiu o deputado no requerimento.

Vacinas

A comissão aprovou ainda um convite para ouvir o ministro Wagner Rosário, da Controladoria-Geral da União (CGU), sobre a investigação conduzida pelo órgão a respeito de suspeitas de corrupção na compra de vacinas no Ministério da Saúde.

“O ministro mesmo antes de fazer a verificação se manifestou minimizando o problema. Mas a parte técnica já estava tomando medidas mais profundas, em discrepância com a fala do ministro”, declarou Vaz, autor também desse requerimento.

“É importante que o ministro venha dizer a esta casa quais medidas estão sendo tomadas para a verificação das possíveis irregularidades na tentativa de compra de vacina com propina”, afirmou.

O ministro deve comparecer à comissão para prestar os esclarecimentos no dia 10 de agosto.

Se inscreva no nosso canal no YouTube /TVClassista