Rogério Nunes: Fórum Social Mundial Palestina Livre vai buscar articulação pela paz

O Brasil se prepara para ser palco do Fórum Social Mundial Palestina Livre, entre os dias 28 de novembro a 01 de dezembro, em Porto Alegre-RS.

Diante do tema, da pertinência e urgência do evento, o Portal CTB traz uma entrevista com Rogério Nunes, secretário de Políticas Sociais, que comenta sobre as expectativas em torno do Fórum, analisa o papel político do Brasil mediante o conflito entre Israel e Palestina e adianta um pouco como será a participação da CTB durante o encontro.

Portal CTB: Quais as expectativas para o Fórum Social Mundial Palestina Livre, ainda mais após a recente ofensiva de Israel?
Rogério Nunes:
A CTB tem uma expectativa bastante otimista sobre o Fórum Social Palestina Livre, porque ele é um Fórum que tem como bandeiras, primeiro a luta pela autodeterminação dos povos, pois a Palestina é um povo que há quase 80 anos vem sendo constantemente reduzido em seu território físico, em quanto povo país soberano.
Segundo o reconhecimento do estado da Palestina, pois eles sempre estiveram lá e justamente o estado de Israel era pra ser menor, mas tomou o espaço territorial e ocasionou guerras contra os povos milenarmente lá estabelecidos.
Terceiro é a nossa luta pela paz, aquela região têm bastantes conflitos e a gente espera que esse conflito tenha um entendimento em favor da paz.

Portal CTB: Como a CTB analisa a questão de que o Brasil reconhece o estado Palestino, porém mantém relações comerciais com Israel?
Rogério Nunes:
De fato, o Brasil tem acordos com Israel é verdade. Do ponto de vista comercial é até um pouco contraditório, porque os dois estados Israel e Palestina estão em disputa territorial. Mas do ponto de vista das relações comerciais é legitimo, porque Israel é um país, com chapa constituída, porém agressor, que persegue outros povos. Mas para não ficarmos de só de um lado, o estado brasileiro reconhece o estado Palestino e cria essa ambiguidade do ponto de vista político, mas do ponto de vista das relações econômicas é explicável. Nós somos uma central sindical e temos relações com as centrais, movimentos na Palestina, de pessoas que estão em Israel, mas não concordam sionista que lá está vigorando.

Portal CTB: Do ponto de vista político, qual a importância da realização do Fórum no Brasil, para a articulação dos movimentos sociais locais na luta e prol do povo palestino?
Rogério Nunes :
A convocação mundial do Fórum, tem um significado de ampliação da luta do povo Palestino, que não pode ficar restrita somente naquela região. E quando o Brasil traz para cá, quando absorvemos essa luta, essa solidariedade, porque na verdade o Brasil está trazendo a solidariedade dessa luta internacionalista. O Brasil e os movimentos sociais patronalmente corporativos que tem um acompanhamento internacionalista, sempre participando dos Fóruns Mundiais, ganham destaque. Mas nesse tema da Palestina, que é muito delicado, as relações e políticas internacionais, e o nosso interesse é ser protagonistas desse processo de mobilização em torno da paz.

Portal CTB: Como será a participação da CTB no Fórum?
Rogério Nunes: Nós convidamos todas as CTBs do Brasil’, mas obviamente as CTBs da região sul estão mais mobilizadas e vamos chegar com um número grande de militantes. Vamos fazer uma palestra, uma mesa “ o protagonismo dos trabalhadores, no reconhecimento do estado da Palestina”. E vamos dar a nossa contribuição quanto central sindical dos trabalhadores.

Portal CTB – Paula Farias