Fetaep comemora 50 anos nesta quinta-feira

banner cabecalho

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (Fetaep) comemora seu aniversário de 50 anos nesta quinta-feira (24) com ato político e muita festa em Curitiba. De acordo com o presidente da Fetaep, Ademir Mueller, a entidade tem mesmo muito a comemorar. “Sobrevivemos graças ao nosso trabalho e à raça da categoria trabalhadora rural”, salienta Mueller.

No evento será lançada a revista Fetaep 50 Anos de Lutas e Conquistas, contando toda a trajetória da Federação que iniciou suas atividades em Londrina e só foi reconhecida pelo Ministério do Trabalho em 1965, transferindo sua sede para a capital paranaense em 1970. Conta com 308 (90%) dos sindicatos rurais do Paraná em suas fileiras.

Ademir Mueller conta que a entidade enfrentou todas adversidades apra aglutinar os rurais na defesa dos seus direitos e manutenção de conquistas. Segundo ele, o pior período da Fetap foi na época da ditadura porque tudo era restringido e proibido.

De acordo com informações do site da Fetaep, a entidade “vem executando ações pautadas na construção de um modelo alternativo de desenvolvimento rural sustentável e solidário, buscando parcerias e promovendo atividades no sentido de reduzir as desigualdades sociais, a discriminação de gênero e etnia”, além de ter “como foco a melhoria do nível sócio-econômico dos assalariados rurais, a valorização da mulher trabalhadora rural, jovens e idosos, o acesso à saúde, habitação e educação, a erradicação do trabalho escravo e infantil, o combate à informalidade, a reforma agrária, a preservação do meio ambiente, entre outros temas”.

A festa contará com a presença de inúmeros sindicalistas, ex-presidentes da Fetaep e políticos locais. “A Fetaep tem lutado pelas principais reivindicações dos trabalhadores rurais, inclusive conquistando um piso salarial no Paraná para a categoria”, explica Mueller.

Serviço:

Fetaep 50 anos de lutas e conquistas