Encontro de Rurais da CTB ratifica candidatura de Broch à reeleição na Contag

Terminou nesta quinta-feira (13) o 3º Encontro Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da CTB. Realizado em São Paulo, o segundo dia das atividades ratificou a candidatura de Alberto Broch à reeleição da Presidência da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag).

Broch foi eleito presidente durante o 10º Congresso da Contag, realizado em 2009. Em março de 2013, os rumos da maior entidade camponesa da América Latina serão debatidos durante seu 11º Congresso – ocasião para a qual os trabalhadores rurais da CTB decidiram, por aclamação, apoiar o nome do atual presidente para um segundo mandato.

“Este é um momento de muita responsabilidade – talvez seja o maior desafio da minha vida. Aceito o desafio porque ele é conjunto. Agradeço pela confiança com muita humildade e peço ajuda a todos para esse processo, pois estamos lidando com os interesses de 20 milhões de pessoas”, afirmou Broch.

Planejamento

Ao longo dos dois dias de Encontro, cerca de 80 lideranças sindicais da CTB ligadas ao campo fizeram um balanço de sua atuação junto à Contag e às federações estaduais (Fetag’s).

O ponto de destaque da pauta foi a participação dos cetebistas no 11º Congresso da Contag, agendado para os dias 4 a 8 de março de 2013, em Brasília. Para que a CTB seja representada à altura, seu presidente, Wagner Gomes, defendeu uma postura ousada. “Precisamos de um verdadeiro exército. Tudo vai depender do número de soldados que levarmos para o Congresso. Temos uma tarefa importante para os próximos meses”, afirmou o dirigente.

Sergio de Miranda, secretário de Política Agrícola e Agrária da CTB, afirmou que “é aqui neste Encontro que começamos o Congresso”, ao destacar a importância da reunião na capital paulista.rurais wagner broch

Por sua vez, David Wylkerson, vice-presidente da CTB e secretário-geral da Contag, ressaltou a importância da escolha de Broch para liderar os cetebistas nessa empreitada. “Ele teve um grande mérito nesse período, demonstrou muita habilidade, inclusive para construir consensos em relação a temas muito polêmicos, que sequer eram discutidos anteriormente na Contag”, destacou.

Durante os próximos meses, as lideranças sindicais do campo da CTB irão se reunir novamente para tratar de temas mais específicos relacionados ao 11º Congresso da Contag. Até lá, os dirigentes irão debater com suas bases e reunir as principais demandas dos trabalhadores rurais para os próximos encontros.

Fernando Damasceno – Portal CTB
Fotos: Paula Farias


Leia também: Para fortalecer a luta no campo, CTB dá início ao 3º Encontro de Trabalhadores Rurais

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.