Em meio à guerra judicial, CTB apoia oposição no Sindicato dos Médicos do Rio

Publicado 18/01/2017
Após duas tentativas de ilicitudes brecadas pelo judiciário, a renovação é um caminho sem volta no Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro (SINMEDRJ). Foi inscrita, no último dia 16, a chapa de oposição que conta com o apoio da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e é encabeçada pelo companheiro Jorge Luiz do Amaral, o Bigu.
As eleições do Sindicato estão marcada para os dias 20, 21, 22, 23 e 24 de março. O companheiro Bigu ressaltou a importância da ajuda de todos e todas nesse processo:
“Nós precisamos do apoio de todas as centrais sindicais para conseguir essa vitória. Na nossa primeira reunião estiveram presentes diversas correntes políticas e centrais sindicais, construindo, junto conosco, a resistência a toda tentativa de eliminação dos direitos sociais dos trabalhadores médicos e demais profissionais de saúde.”
Entre os compromissos assumidos pela chapa “Médicos Unidos” se destacam o resgate à tradição democrática do Sindicato, manchada pelas tentativas de manipulação do processo promovidas pela gestão de Darze; o fim da reeleição (impedindo assim que aconteça novamente de alguém se apossar por 18 ano do Sindicato), lutar por melhores salários para a categoria; defender a dignidade dos aposentados e pensionistas; defender o SUS e enfrentar o processo de exploração promovido pelas operadoras sobre a categoria médica e usuários.
A chapa também defende uma maior fiscalização e qualificação dos cursos de graduação e pós-graduação em Medicina, melhorias nos programas de residência médica. A luta por um acordo coletivo para os médicos e médicas trabalhadores de OSs, Fundações e empresas privadas também está na pauta, bem como o desejo de reestabelecer as relações do Sindicato com a comunidade médica e o conjunto da sociedade.
Como não poderia deixar de ser, a chapa também assume o compromisso coma democracia, a transparência e a defesa do Estado Democrático de Direito. A renovação para o SINMEDRJ está a caminho e a luta dos trabalhadores e trabalhadoras médicos e médicas está apenas começando.
Entre os dias 20 e 24 de março, vote nos “Médicos Unidos”, chegou a hora de renovar o SINMEDRJ e trazer o Sindicato de volta à luta.
Da CTB-RJ