Em manobra anti-democrática, governo de Goiás burla edital das OSs

Passando por cima da luta dos estudantes em uma manobra totalmente arbitrária, nesta segunda-feira (15) o governo de Goiás burlou o Edital de Chamamento Público do projeto e realizou a portas fechadas, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, a abertura dos envelopes com as propostas técnicas das Organizações Sociais que irão gerir as escolas a partir desse ano.

Apesar de prever que por obrigatoriedade a sessão seja pública e seja amplamente divulgada, a Secretaria de Educação preparou um grande cerco para impedir que a população se aproximasse. O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego), afirmou que, ao tentar acessar o local, foi informado de que a entrada do sindicato estava proibida.

Segundo informações divulgadas pelo jornal O Popular, a tropa de choque, cavalaria, batalhão e dois ônibus da RMTC isolou o acesso ao Centro Cultural, onde dez organizações sociais qualificadas entregaram documentações conferidas e rubricadas pela secretária de Educação, Raquel Teixeira, o procurador do Estado, Rafael Arruda, e secretário responsável no governo pelo projeto de implantação das OSs, Antônio Faleiros.

Leia Mais

Estudantes de Goiás ocupam escolas contra terceirização da educação pública no estado

Cresce ocupação de escolas em Goiás em defesa da educação pública

Ocupações de Goiás: estudantes resistem há dois meses

“Essa é mais uma manobra do governo que demonstra não ter interesse no diálogo real com os estudantes e está com algo a esconder. Continuaremos na luta, fortalecendo os grêmios estudantis e o conselho escolar que será nosso carro chefe para ampliar esse debate e mostrar quer as OSs não são a solução”, declara o diretor da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas em Goiás, Gabriel Tatico.

Movimentos sociais reforçam a luta

No Setor Oeste, em Goiânia, desde o dia 26 de janeiro a Seduce permanece ocupada. Na tarde deste domingo (14), o movimento que já foi fortemente reprimido e pressionado pelo governo ganhou a adesão dos movimentos sociais. Membros do Sintego e da Frente Brasil Popular (UNE, CUT, CTB, MST e outros) se juntaram à ocupação para protestar contra a implementação da gestão de escolas estaduais por Organizações Sociais (OS).

Fonte: Ubes. Foto: Jornal O Popular.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.