Em carta ao coordenador do Fórum dos Governadores, centrais defendem lockdown imediato em todo o país

Ao Governador Wellington Dias, coordenador do Fórum dos Governadores

A vida é a prioridade absoluta

Lockdown imediato, nacional, articulado e coordenado

As Centrais Sindicais – CTB, CUT, Força Sindical, UGT, NCST e CSB, diante do processo de agravamento vertiginoso e descontrolado da crise sanitária, das milhares de mortes diárias, do estrangulamento e colapso do sistema de saúde público e privado e da criminosa ausência de coordenação nacional e do negacionismo no governo federal, reivindicam dos Governados dos Estados que participam do Fórum Nacional dos Governadores e que firmaram o pacto para o combate à pandemia:

1. Implantar imediatamente o lockdown em todos os Estados, de maneira articulada e coordenada, renovando-o pelo período necessário, com o objetivo de inverter rapidamente a curva de contágios e de mortes.

2. Investir na compra de vacinas.

3. Aprovação do orçamento para a saúde e a liberação dos recursos para a sustentabilidade da rede hospitalar e preventiva de saúde no Brasil.

4. Criar um Comitê Científico de Crise para colaborar nas prospecções e na elaboração de medidas de combate à crise sanitária.

5. Promover mesa de diálogo social com o setor produto – empresários e trabalhadores – para acordar medidas complementares e de apoio às propostas acima, bem como para avançar na formulação de medidas para enfrentar a crise econômica.

6. Apoiar a aprovação do Auxílio Emergencial da R$ 600,00 e as medidas de proteção dos empregos, inclusive com iniciativas complementares de proteção da renda das famílias pelos Estados. As entidades colocam-se à disposição do Fórum dos Governadores para ampliar a pressão junto ao Congresso Nacional para que apoie essas duras medidas e que atue com celeridade e urgência para a aprovação de medidas de proteção econômica das empresas, dos empregos e da renda das pessoas e famílias. Propomos reuniões das nossas organizações com o Fórum de Governadores para tratar das propostas apresentadas e de outras iniciativas para enfrentar a crise sanitária e para orientar o desenvolvimento regional e nacional.

Adilson Gonçalves de Araújo CENTRAL DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS DO BRASIL – CTB

Sérgio Nobre CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES – CUT

Miguel Eduardo Torres FORÇA SINDICAL

Ricardo Patah UNIÃO GERAL DOS TRABALHADORES – UGT

José Reginaldo Inácio NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES- NCST

Antônio Fernandes dos Santos Neto CENTRAL DOS SINDICATOS BRASILEIROS – CSB