“Democratizar mídia é uma luta dos trabalhadores”, diz blogueira

Com o objetivo de orientar o movimento sindical sobre como utilizar as mídias socias, começou,nesta quinta-feira (28) a 1ª Oficina de Ativismo Digital, promovida pela Secretaria de Comunicação da CTB em parceria com o Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé.

O curso, que ocorre até esta sexta (29) em São Paulo, reúne sindicalistas de diversos estados interessados em dinamizar a comunicação sindical. A secretária de Imprensa e Comunicação da CTB, Raimunda Gomes, a Doquinha, expressou a satisfação da Central em promover a iniciativa como medida para construir uma rede de comunicadores.

O presidente do Barão de Itararé, Altamiro Borges, deu as boas vindas aos participantes e destacou a importância da parceria com a CTB ele acredita que a oficina dará os instrumentos para fortalecer a comunicação no movimento sindical.

maria fro

“A força das redes sociais” é o tema ministrado pela blogueira Conceição Oliveira, do blog Maria Frô, que abordou, pela manhã, o uso da linguagem da internet com exemplos práticos, e mostrou estratégias como o humor para divulgar um assunto. “Democratizar a mídia é uma luta dos trabalhadores”, destacou ao falar sobre a mobilização através das redes sociais.

A blogueira falou sobre o uso político das novas tecnologias como forma de organizar a população e ressaltou a necessidade de falar para o jovem, que é quem domina as redes, e exemplificou com o caso do personagem criado por Jeferson Monteiro, “Dilma Bolada”.

“A sociedade da informação se transformou numa sociedade horizontalizada” disse Conceição ao explicar que na internet  as pessoas tem a possibilidade de interagir com qualquer um. O curso segue nesta tarde com oficinas sobre o manejo das mídias.

Portal CTB